E se juntássemos o Google e o Excel?

O resultado é a Wizdee Discovery, uma tecnologia inteligente desenvolvida pela Wizdee, uma Spin-Off da Universidade de Coimbra, e que […]

O resultado é a Wizdee Discovery, uma tecnologia inteligente desenvolvida pela Wizdee, uma Spin-Off da Universidade de Coimbra, e que promete revolucionar a análise de informação complexa em poucos segundos.

Certamente que muitos profissionais já passaram várias noites “em branco” para terminar, em tempo útil, um complexo relatório solicitado. Uma tecnologia inteligente desenvolvida pela Start-Up da Universidade de Coimbra (UC), Wizdee, promete revolucionar a análise de informação.

A partir de agora é possível elaborar um relatório detalhado, com a análise das mais diversas e complicadas variáveis, em segundos.
A solução informática Wizdee Discovery, desenvolvida ao longo dos últimos quatro anos, permite produzir relatórios de análise de uma grande quantidade de dados e indicadores com uma simples pesquisa, tal como acontece, p. ex., no Google.

De forma simples, para se perceber melhor a inovação, podemos dizer que «criámos uma tecnologia que junta a pesquisa intuitiva do Google e a capacidade de análise e manipulação dos resultados do Excel. Através de uma simples pesquisa em linguagem natural (linguagem dos humanos), o Wizdee Discovery recolhe e analisa toda a informação, fornecendo os resultados num formato que o utilizador pode facilmente manipular e modificar», elucida Paulo Gomes, investigador da Universidade de Coimbra e responsável da Wizdee.

O “segredo” para a capacidade de produzir, em segundos e sem dificuldade, análises complexas que normalmente demorariam semanas ou meses, está na integração da pesquisa semântica e da análise de linguagem natural, um conceito inovador explorado pela Start-Up, formada por investigadores da Universidade de Coimbra que há cerca de duas décadas estudam estas áreas do conhecimento.

Esta espécie de “Google Analista” com aplicação nas mais diversas áreas, desde saúde e banca até telecomunicações e empresas, vai permitir democratizar a análise e exploração de informação, tornando as instituições «mais produtivas e eficientes. Além de perceber a linguagem dos humanos e de analisar os dados atualmente apenas entendidos por especialistas, o sistema permite explorar os dados através de novos métodos de análise», conclui o também docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

Com a tecnologia pronta a entrar no circuito comercial, a Wizdee efetuou já algumas parcerias, entre as quais, uma parceria com a PHC Software que detém um dos melhores softwares de gestão nacionais.

 

Autora: Cristina Pinto (Assessoria de Imprensa – Universidade de Coimbra)
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

 

Comentários

pub