Django Tributo abre Outubro Mês da Música no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz

O ciclo de espetáculos «Outubro Mês da Música» vai abrir no dia 4 de outubro, às 21h30, no Auditório Municipal […]

O ciclo de espetáculos «Outubro Mês da Música» vai abrir no dia 4 de outubro, às 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, com o Django Tributo – Sexteto de Hot Jazz.

Criado em 2010 na Associação Cultural do Imaginário para celebrar o centenário do nascimento de Django Reinhardt por ocasião do festival Jazz na Cidade (Évora), o grupo pratica de forma arrojada, aberta e imaginativa, um repertório do que hoje se chama jazz manouche ou gypsy jazz, com recurso à improvisação e virtuosismo instrumental caraterísticos desta expressão musical.

Uma voz feminina, à semelhança das que o próprio Django Reinhardt tantas vezes acompanhou, interpreta grande parte do repertório, em particular, versões no original em francês de canções compostas sobre algumas das suas mais célebres composições, como “Nuages” e “Douce Ambiance”.

Django Tributo – Sexteto de Hot Jazz inspira-se ainda no repertório das diferentes formações do Hot Club de France que incluía não só temas oriundos do jazz que na época se praticava nos Estados Unidos da América, principalmente nas cidades de Chicago e no Harlem de Nova Iorque, mas também temas tradicionais do centro e leste europeu adotados ou (re)inventados pela cultura musical cigana dessas regiões.

Django Tributo é constituído por Susana Bilou (voz), André Penas (violino e viola de arco), Domingos Galésio (guitarra), António Pinto Sousa (guitarra), Gil Salgueiro Nave (sax soprano) e Joaquim Nave (contrabaixo).

Neste fim de semana, o Auditório Municipal recebe ainda no domingo, às 17h, a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense.

O Outubro Mês da Música prossegue no dia 11 de outubro com o espetáculo “Romeu e Julieta, Encontro Desencontro”, pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, e no dia 13 de outubro decorre a atuação da Banda Sinfónica de Alcobaça.

No terceiro fim de semana sobe ao palco o Quinteto Lusotango e a Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal.

O ciclo de espetáculos termina com a atuação de Vitorino, no dia 25 de outubro, e com o concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, no dia 27 de outubro.

Comentários

pub