Paleontólogo dá Curso Livre sobre Dinossauros no ISMAT em Portimão

Um curso livre de curta duração (12 horas), que pretende ser uma breve resenha de dois pontos distintos do conhecimento […]

Um curso livre de curta duração (12 horas), que pretende ser uma breve resenha de dois pontos distintos do conhecimento em dinossauros, vai ter lugar no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) em Portimão, nos dias 18 e 19 de setembro, em horário pós-laboral, tendo como formador o paleontólogo Luís Azevedo Rodrigues.

Os dinossauros, a sua Paleobiologia e o seu percurso evolutivo serão objeto de análise do Curso Livre em Dinossauros: Novas Técnicas para Animais Antigos, mas também constituirão de âncora à discussão de outros fenómenos geológicos e paleontológicos da História Natural do nosso planeta.

A primeira parte deste curso abordará sobretudo questões científicas do campo de conhecimento que é a Paleobiologia de Dinossauros e a Evolução da vida no planeta contemporânea aos dinossauros, com particular atenção às técnicas mais recentes de investigação nesta área do conhecimento.

Como e onde são descobertos dinossauros a nível mundial e nacional são questões que serão abordadas.

Serão ainda abordadas outras questões evolutivas relacionadas com a evolução das Aves (dinossauros atuais), nomeadamente o aparecimento das penas e do voo.

A segunda parte deste curso lidará com o papel que os dinossauros desempenham na cultura popular, em campos tão distintos como o cinema, a música ou a mitologia.

A terceira parte compreenderá uma visita guiada às pegadas de dinossauro da Praia da Salema e Praia Santa (Vila do Bispo), nas quais serão discutidas algumas das questões previamente abordadas, quer a aplicação de metodologias de estudos de pegadas de dinossauro num contexto prático.

Saiba mais e faça a sua inscrição aqui. A inscrição custa 70 euros.

Local Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes
ISMAT – Avenida Miguel Bombarda nº 15, 8500 – 508 Portimão
Tel. 282450430, Fax. 282450439 | [email protected]

 

Programa
18 e 19 de setembro 18h30-22h30;
21 de setembro 9h00-13.00 (saída de campo, Praia Santa e Salema)

Comentários

pub