Comissão Europeia procura «Capital da Inovação»

A Comissão Europeia acaba de lançar um primeiro concurso destinado a selecionar a Capital Europeia da Inovação, ou iCapital. O […]

A Comissão Europeia acaba de lançar um primeiro concurso destinado a selecionar a Capital Europeia da Inovação, ou iCapital. O prémio destina-se a recompensar a cidade que está a construir o melhor «ecossistema de inovação», ligando cidadãos, organizações públicas, universidades e empresas.

As cidades serão avaliadas tendo em conta as suas iniciativas e realizações até à data, mas também as ideias que venham a ter para incentivar a capacidade de inovação.

As candidaturas devem demonstrar que têm uma estratégia global que seja inovadora (em termos de conceitos, processos e instrumentos), inspiradora (destinada a atrair talentos, financiamento, investimento e ainda a participação e o empenhamento dos cidadãos), integrada – demonstrando ligações com os objetivos da estratégia Europa 2020, nomeadamente um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo à escala da Europa e interativa através da constituição de uma comunidade da inovação intra e inter-urbana.

O concurso está aberto às cidades de qualquer Estado-Membro da UE ou país associado ao programa-quadro de investigação da União.

O prémio recompensa cidades com mais de 100 000 habitantes e que desenvolvem iniciativas desde, pelo menos, 1 de janeiro de 2010.

Nos países em que nenhuma cidade tenha mais de 100 000 habitantes, pode candidatar-se o centro urbano de maiores dimensões.

A cidade vencedora será escolhida na primavera de 2014 e receberá um prémio de 500 000 euros destinado à promoção dos seus esforços. O prazo para entrega de candidaturas é 3 de dezembro de 2013.

As cidades candidatas podem encontrar todas as informações sobre o concurso em http://ec.europa.eu/research/innovation-union/index_en.cfm?section=icapital. As perguntas relativas às candidaturas podem também ser enviadas para: [email protected].

Comentários

pub