CIVIS promove debate público com todos os seis candidatos à Câmara de Faro (atualizado)

A CIVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania vai promover um debate com todos os seis candidatos à presidência […]

A CIVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania vai promover um debate com todos os seis candidatos à presidência da Câmara Municipal de Faro, marcado para quinta-feira, dia 12 de setembro, às 20h30, no Club Farense.

O debate terá moderação da jornalista Elisabete Rodrigues, diretora do Sul Informação e será transmitido em direto pela Rádio Universitária do Algarve (RUA FM), podendo ser ouvida em 102.7 ou no site da rádio.

Estarão presentes os seis candidatos: António Mendonça, cabeça de lista da CDU, José Vitorino, pelo movimento independente Aliança Cívica “Salvar Faro, com Coração”, Paulo Neves, do PS, Rogério Bacalhau, da coligação liderada pelo PSD e que junta ainda o CDS, o PPM e o MPT, Vítor Ruivo, do BE, e Vítor Silva, pelo partido Portugal Pró Vida (PPV).

Em termos autárquicos, Faro tem como principal característica o facto de a presidência da Câmara mudar de cor e de responsável a cada quatro anos, cada vez que há eleições. Nos últimos 30 anos, apenas um presidente de Câmara foi reeleito em Faro, autarquia cuja liderança oscilou sempre entre o PS (quatro presidentes), o PSD (três) e a Aliança Democrática (dois).

Desta vez, e porque Macário Correia optou por não concorrer devido às polémicas que o têm envolvido, o PSD aposta em Rogério Bacalhau, atual vice-presidente da Câmara. Bacalhau até já foi presidente da autarquia, mas apenas por 23 dias, período que durou a suspensão de mandato de Macário Correia, condenado em tribunal a perda de funções.

Nas Autárquicas de 2009, o PSD com Macário Correia como cabeça-de-lista venceu as mais renhidas eleições de sempre em Faro, superando o PS por 130 votos e conquistando assim cinco mandatos, contra quatro, dos socialistas.

O PS, por seu lado, candidata Paulo Neves, que já foi presidente do Turismo do Algarve e é atualmente o responsável pelo grupo de saúde HPP no Algarve. Esta é a primeira vez que Neves se candidata à Câmara de Faro, sendo uma aposta forte dos socialistas para tentar reaver a autarquia.

José Vitorino, que já foi presidente da Câmara de Faro eleito pelo PSD, mas que desde então se incompatibilizou com o partido e tem assumido a liderança de movimentos independentes, volta a ser o cabeça-de-lista de outra candidatura desalinhada. Desta vez chama-se Aliança Cívica “Salvar Faro, com Coração”.

António Mendonça, da CDU, candidata-se pela terceira vez consecutiva, para tentar pelo menos eleger um vereador, objetivo que falhou nas duas anteriores tentativas.

O Bloco de Esquerda apresenta Vítor Ruivo, que já tinha sido cabeça-de-lista há doze anos

Mas a grande novidade nestas eleições em Faro é a candidatura do cantor Vítor Silva, pelo partido Portugal Pró Vida (PPV).

O debate é aberto ao público, ao qual está reservado um período para que possa colocar questões aos candidatos.

Atualizado: acrescentando a informação sobre a transmissão em direto pela RUA FM e corrigindo a hora de início.

Comentários

pub