Ciência Viva de Faro convida professores para tarde de atividades

Os professores e educadores do Algarve estão convidados para passar este sábado no Centro de Ciência Viva (CCV) do Algarve, […]

Os professores e educadores do Algarve estão convidados para passar este sábado no Centro de Ciência Viva (CCV) do Algarve, em Faro, a partir das 14 horas, para participar na Tarde do Professor, iniciativa de início do ano letivo do centro com entrada gratuita para os que dedicam as suas vidas a ensinar os outros.

A partir das 15 horas, terá lugar a oficina «Esculpir Geometria», dinamizada pelas professoras Maria da Graça Marques e Marília Pire do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, que se propõe a demonstrar que matemática não merece ser odiada e a geometria não tem que ser aborrecida.

«Esta atividade convida os professores de matemática, e não só, a virem descobrir a matemática dos balões, dos sólidos instantâneos e de outras esculturas geométricas. Usando papeis coloridos, cartolinas, fios, colas e balões, a geometria vai-se materializar entre as mãos dos participantes», segundo o CCV.

Numa perspetiva geral, a Tarde do Professor «visa dar a conhecer os novos espaços do Ciência Viva do Algarve dedicados à física e química da luz e aos sentidos, e o extenso leque de ações, de atividades experimentais e de saídas de campo dedicadas aos conteúdos programáticos dos diferentes níveis de ensino, que poderão ser usados pelos professores e educadores como meios auxiliares da promoção de aprendizagens mais efetivas por parte dos alunos, permitindo a vivência de experiência não disponíveis em espaço de sala de aula».

«Entre a oferta destacam-se ainda as visitas temáticas ao Ciência Viva do Algarve, ajustadas às metas de aprendizagem aprovadas para os 2º e 3º ciclos e ensino secundário, nas áreas da astronomia, da físico e da química, da biologia e da geologia, e da matemática. Há ainda proposta de saídas de campo dedicadas à biodiversidade e à geologia do Algarve», acrescentou o centro.

Comentários

pub