Cartaz do candidato do PSD de Lagos tapa mural de artista internacional

O mural de ROA, um artista belga reputado no meio da arte urbana internacional, pintado em agosto num edifício de […]

O mural de ROA, um artista belga reputado no meio da arte urbana internacional, pintado em agosto num edifício de Lagos, foi agora tapado por completo por um outdoor da campanha de Nuno Serafim e José Valentim, candidatos do PSD à Câmara e à Assembleia Municipal de Lagos, respetivamente.

O mural, representando um flamingo, foi pintado frente aos bombeiros, no âmbito do ARTURb IN MY WALL, projeto organizado pelo LAC – Laboratório de Atividades Criativas. Só que agora ninguém pode apreciar esta obra do artista internacional, escondida pelo cartaz da campanha autárquica dos social-democratas.

O mural do flamingo, de ROA, ANTES da colocação do cartaz de propaganda política

O LAC, que denunciou esta situação na sua página de Facebook, comentou: «não basta declarar eleitoralmente o apoio à cultura e às artes, é preciso demonstrá-lo na prática».

Nuno Serafim, o candidato social-democrata à Câmara de Lagos, contactado pelo Sul Informação, esclareceu que não se tinha «apercebido da situação», uma vez que «os locais para colocação dos cartazes e faixas foram previamente definidos com a empresa com a qual contratámos a publicidade».

O mural do flamingo, de ROA, tapado pelo cartaz de propaganda política

Tendo em conta o alerta e a polémica, Nuno Serafim disse que «agora mesmo» tentou contactar com essa empresa, para lhe pedir que «mude a faixa para outro lado onde não cause inconvenientes». Isso deverá acontecer, garantiu, «o mais cedo possível», em princípio ainda durante esta quinta-feira.

O candidato do PSD fez ainda questão de frisar que não era intenção da sua candidatura «ofender, nem desrespeitar ninguém, muito menos um artista». E até comentou que, com esta polémica, «mais pessoas vão ficar atentas a estes trabalhos artísticos».

ROA é um artista urbano de nacionalidade belga, que já deixou o seu trabalho espalhado pelas ruas das principais cidades de todo o mundo, como Londres, Nova Iorque, Estocolmo, Cidade do México, Buenos Aires, Viena, só para citar alguns…e agora Lagos.

Esta foi a primeira vez que o artista esteve em Portugal, tendo deixado em Lagos dois trabalhos: uns caracóis in love, na rua mais movimentada da cidade, e o flamingo que aparenta precisar de ajuda em frente aos bombeiros, agora tapado pelo cartaz da campanha do PSD.

 

 

Comentários

pub