Candidatura de José Vitorino a Faro defende aproximação a universitários

A candidatura independente «Salvar Faro, com o Coração» acredita ser «indispensável aprofundar a cooperação entre a Câmara e a Associação […]

A candidatura independente «Salvar Faro, com o Coração» acredita ser «indispensável aprofundar a cooperação entre a Câmara e a Associação Académica, para benefício de Faro, da Universidade e dos alunos». O movimento liderado por José Vitorino e que apoia a sua candidatura a presidente de Câmara reuniu com a Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), com a qual afirma ter chegado a consenso «quase total» para um eventual protocolo para promover Faro como cidade universitária.

Numa reunião realizada no fim-de-semana, que juntou a presidente da AAUAlg Filipa Silva e vários elementos da candidatura de José Vitorino, «foi reconhecida a importância relevante da Universidade e seus alunos na vida económica, social e cultural de Faro, o que torna imperativas ações promocionais de Faro como Cidade Universitária».

«Só assim, concluiu-se, se atrairão mais alunos e a população sentirá a Universidade e os estudantes como parte integrante e indissociável da sociedade farense», defendeu o movimento.
O antigo presidente da Câmara José Vitorino avançou, na reunião «com a proposta de um Protocolo global detalhado, em vez dos assuntos serem tratados de forma pontual, como tem acontecido».

«Foram vastas as matérias tratadas, sendo principais preocupações da Associação Académica: instalações para prática de desporto oficial; locais adequados para as Festas da Semana Académica e receção ao caloiro; empreendedorismo e empregabilidade; promoção de Faro como Cidade Universitária; espaços para grandes iniciativas; transportes; segurança; bolsas de estudo; etc», acrescentou a candidatura.

A criação de uma Agência para Investimento e Emprego, que «permitirá fazer a ligação em matéria de estágios e colocação dos recém-licenciados» e a atribuição de bolsas a alunos, ao abrigo de um Fundo Social a criar foram propostas apresentadas.

Comentários

pub