Câmara de Lagoa assinou protocolo para apoiar doentes diabéticos

A Câmara Municipal de Lagoa celebrou um protocolo de colaboração com a Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e […]

A Câmara Municipal de Lagoa celebrou um protocolo de colaboração com a Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Diabético do Algarve (AEDMADA), de modo a apoiar doentes residentes no concelho.

A autarquia salienta que este protocolo resulta da assinatura de outros protocolos de apoio à saúde da população de Lagoa.

O documento tem em conta que «a diabetes é uma doença crónica e, como tal, todos os doentes necessitam de ser observados periodicamente».

Além disso, salienta a Câmara, no Algarve está constituída a AEDMADA, com clínica médica vocacionada para o tratamento e acompanhamento multidisciplinar do Doente Diabético, enquanto a maioria dos “diabéticos tipo 2”, de difícil controlo, são encaminhados para Lisboa – dada a ausência de resposta do Hospital Distrital de Faro e do Hospital do Barlavento.

Assim, a Câmara de Lagos viabiliza o apoio financeiro ao projeto “Apoio ao diabético de Lagoa”, destinado a suportar o encaminhamento e transporte de doentes para a AEDMADA que, por seu lado, se obriga a viabilizar a prestação do apoio diabetológico necessário aos doentes, nos moldes enunciados no protocolo.

Os doentes serão encaminhados e transportados para a clínica daquela Associação através do Gabinete de Ação Social da CML.

O valor do apoio financeiro, por parte da Autarquia, é de 1.500 euros/ano, destinado o suportar os custos do acompanhamento clínico, sem limite de consultas, até ao número de dez doentes residentes no concelho de Lagoa.

Todos os doentes beneficiarão de uma constante abordagem global (consulta de enfermagem, consulta médico-diabética, consulta de dietética, consulta podológica e consulta de psicologia) de acordo com as suas necessidades.

As consultas decorrerão em dois períodos semanais (terças-feiras e quintas-feiras).

Comentários

pub