Arquivo Municipal de Loulé recebe palestra sobre trabalhos arqueológicos em sítio romano

O Arquivo Municipal de Loulé recebe, no próximo sábado, 14 de setembro, às 15h00, a Conferência “Assentamentos Rurais Romanos no […]

O Arquivo Municipal de Loulé recebe, no próximo sábado, 14 de setembro, às 15h00, a Conferência “Assentamentos Rurais Romanos no Barrocal: os primeiros trabalhos no sítio romano do Espargal/Benafim”, apresentada por Dennis Graen, Henning Wabersich e Mareike Rind, da Universidade de Jena (Alemanha).

O projeto “Assentamentos rurais no sul da Lusitânia do período Romano à Alta Idade Média”, numa parceria com os Municípios de Loulé e Silves, tem realizado trabalhos de investigação em locais do Barrocal Algarvio com vista a complementar o conhecimento sobre o Algarve Romano, até agora mais focado na ocupação do litoral do território.

Esta conferência dará a conhecer melhor este projeto, levando numa viagem pelos assentamentos romanos da Lusitânia, permitindo um melhor conhecimento sobre este período tão importante da nossa História.

Dennis Graen concluiu os seus estudos na Universidade de Jena (Alemanha) e Siena (Itália) nas áreas de Arqueologia Clássica, Arqueologia Pré-histórica, História da Arte e Etruscologia.

A sua tese de mestrado reporta-se aos templos romanos tardios de Milreu, São Cucufate e Quinta de Marim (Portugal). Especializou-se em villae romanas, rituais funerários e arquitetura, bem como arqueologia etrusca.

Completou a sua tese de doutoramento sobre mausoléus romanos pertencentes aos grandes proprietários de villae em 2006. Entre 2005 e 2007 liderou um projeto sobre a Etrúria Romana. Desde 2007 que pertence à área de Arqueologia Clássica da Universidade de Jena.

Desde 2009 que lidera o projeto de investigação “Assentamentos rurais no sul da Lusitânia do período Romano à Alta Idade Média”

Henning Wabersich concluiu os seus estudos nas Universidades de Jena (Alemanha) e Ediburgo (Escócia) nas áreas de Arqueologia Clássica, Pré-história, História Antiga e Filologia Grega. Desde a conclusão da licenciatura que trabalha em vários projetos na Universidade de Jena.

Especializou-se em cerâmica antiga helenística e romana, assunto da sua tese de doutoramento que será publicada em 2014. Desde 2009 que é supervisor do projeto “Assentamentos rurais no sul da Lusitânia do período Romano à Alta Idade Média” dirigido por Dennis Graen.

Mareike Rind concluiu os seus estudos na Universidade de Jena (Alemanha) e Siena (Itália) nas áreas de Arqueologia Clássica, Latim Medieval e Filologia Romance. Completou a sua tese de mestrado sobre villae romanas no norte de África em 2007.

A sua tese de doutoramento sobre villae romanas como indicadores sociais e económicos foi concluída em 2011 Especializou-se em villae romanas, economia romana, norte de África romano e fotografia histórica.

Trabalha na Universidade de Jena como assistente no projeto “Assentamentos rurais no sul da Lusitânia do período Romano à Alta Idade Média” e é curadora da coleção de fotografia histórica da Universidade de Jena.

A entrada é livre.

Comentários

pub