Alcoutim soma campeões em canoagem e quer manter bons resultados

Quatro campeões nacionais, três vice-campeões nacionais, seis medalhas de bronze, e a chamada à seleção nacional do atleta infantil André […]

Quatro campeões nacionais, três vice-campeões nacionais, seis medalhas de bronze, e a chamada à seleção nacional do atleta infantil André Madeira: estes são os resultados da época desportiva do Grupo Desportivo de Alcoutim (GDA).

Além das medalhas e dos títulos, o GDA duplicou o número de praticantes de canoagem, atingindo atualmente cerca de 50 canoístas, entre os 7 e os 25 anos.

Com participações em todo o país, o GDA tem «levado longe o nome de Alcoutim e dado muitos motivos de orgulho à sua terra», salienta a Câmara local.

Segundo Bruno Carmo, o treinador de Canoagem do GDA, este aumento do número de praticantes deve-se sobretudo a dois fatores: «a canoagem ter atingido a medalha de prata nos Jogos Olímpicos em 2012 e os bons resultados que outros atletas têm conquistado».

«O número de raparigas inscritas também aumentou bastante», acrescenta o treinador, justificando que talvez isso se deva ao facto de haver um outro foco desportivo, que não seja o futebol, e em que haja «resultados, dados como exemplo, das raparigas, nessa modalidade, como é o caso».

Nesta temporada o GDA recebeu, da Câmara Municipal de Alcoutim, um apoio de cerca de 16 mil euros, o que, segundo o treinador, «constitui 99% do nosso financiamento».

«Sem isso não conseguiríamos fazer nada, mas também não chega para tudo… já lá vão 10 anos desde que comprámos material novo de canoagem», diz Bruno Carmo, acrescentando que também seria bom ter uma ajuda nos treinos.

«Era bom que se pudesse integrar no clube, como estágios profissionais, as pessoas que se formam em desporto».

Para a próxima temporada, que começa em outubro, o GDA quer manter os bons resultados conquistados este ano: «ficar entre os 10 primeiros a nível coletivo tem sido sempre o nosso objetivo, este ano conseguimos a 5ª posição».

Pelo reconhecimento do bom trabalho do GDA, a autarquia de Alcoutim vai homenagear, nas comemorações do Dia do Município (13 de setembro), os campeões nacionais – Hugo do Carmo, Joana Ramos, Ana Palma, Ana Simão e Soraia Marques – e o treinador, desde 2001, Bruno Carmo.

Segundo o presidente da Câmara Francisco Amaral, «a canoagem é uma aposta ganha em Alcoutim».

Comentários

pub