Albufeira e Portimão fazem balanço positivo da participação na feira 50 Plus Bleurs de Utrecht

A APAL – Associação de Promoção de Albufeira e a ATP – Associação Turismo de Portimão foram os únicos participantes […]

A APAL – Associação de Promoção de Albufeira e a ATP – Associação Turismo de Portimão foram os únicos participantes nacionais na feira de turismo sénior 50 Plus Beurs, que teve lugar na cidade holandesa de Utrecht entre 17 e 21 de setembro.

As duas associações participaram com um stand conjunto onde foi promovido o destino Algarve, especialmente os municípios que as duas entidades representam.

Este ano, o certame teve um aumento de 4,7% de visitantes relativamente à edição de 2012 e atraiu um total de 101.256 pessoas.

A comitiva algarvia considerou a promoção como muito positiva, tanto pela recetividade obtida, como pelo agrado manifestado pelos operadores turísticos que vendem o destino Algarve no inverno e que viram nesta participação conjunta um sinal de que a oferta algarvia está a trabalhar no sentido de também promover férias durante a chamada época baixa, para atenuar o problema da sazonalidade.

Nesta feira, a mais importante na Holanda no que toca ao segmento de turismo sénior, a promoção de Albufeira e Portimão também funcionou como plataforma para as empresas associadas apresentarem e venderem os seus produtos, tanto ao público como aos operadores turísticos, sendo o turismo médico um importante nicho de mercado a desenvolver, uma vez que a recuperação médica num destino com o clima como o Algarve é melhor e, em termos de competitividade, importa promover produtos e atividades especialmente direcionadas para esse segmento de turistas.

Esta ação promocional enquadra-se no âmbito dos protocolos de colaboração celebrados com o parceiro de ambas as associações e a ATA – Associação de Turismo do Algarve para a promoção referente aos mercados externos, tendo também marcado presença o presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva, onde estabeleceu diversos contactos institucionais.

O alto representante do turismo algarvio não deixou de manifestar o seu agrado com a parceria entre ATP e APAL no âmbito dos planos de comercialização e venda que as duas associações têm celebrado com a ATA, o que permite a maximização de recursos e sinergias, o que permite aumentar a exposição da marca Algarve em feiras de turismo regionais e produtos muito concretos.

No que toca a iniciativas já agendadas para o futuro próximo, a ATP vai participar  entre 15 e 17 de outubro na “Senior 2013”, que se realizará na cidade sueca de Estocolmo, enquanto a APAL participará de 18 a 20 de outubro na Over 50s Show em Dublin, na República da Irlanda.

As duas associações voltarão a marcar presença conjunta na Fehispor, uma feira multissetorial e multiprodutos que decorrerá de 21 a 24 de novembro no Espaço Ferial de Badajoz.

Comentários

pub