Águas do Algarve negam responsabilidade sobre poluição da Praia da Marina de Portimão

A empresa Águas do Algarve negou hoje qualquer responsabilidade na poluição das águas da praia da Marina de Portimão, que […]

A empresa Águas do Algarve negou hoje qualquer responsabilidade na poluição das águas da praia da Marina de Portimão, que ontem levou ao hastear da bandeira amarela, desaconselhando os banhos. Entretanto, já voltou a ser hasteada a bandeira verde.

«Essa situação não tem nada a ver connosco», garantiu Teresa Fernandes, porta-voz da empresa, em declarações ao Sul Informação, acrescentando que «não houve fuga nenhuma no sistema, nem houve avaria alguma nas estações elevatórias» de esgotos.

Hoje, depois de conhecidos os resultados das análises feitas no dia de ontem pela delegação regional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), foi de novo hasteada a bandeira verde naquela zona balnear, situada dentro do estuário do Rio Arade, retirando, assim, quaisquer restrições aos banhos.

Ontem, a praia da Marina de Portimão tinha sido «desaconselhada a banhos» pela APA, tendo por isso sido hasteada a bandeira amarela.

As análises feitas na segunda-feira, dia 2, tinham indicado que a água daquela praia estava «imprópria para o banho devido ao parâmetro microbiológico Escherichia coli».

A situação não afetou as outras praias situadas dentro do estuário do Arade, no lado de Lagoa, nomeadamente as praias Grande e do Pintadinho, em Ferragudo, nem sequer as praias situadas fora do estuário, como a da Rocha.

Fontes ontem contactadas pelo Sul Informação indicaram que a situação poderia ter sido provocada por alguma avaria no sistema de esgotos das Águas do Algarve, havendo mesmo a suspeita que a origem pudesse ter a ver com a rutura de uma conduta de águas residuais na V3, na zona do Vau.

No entanto, a porta-voz da empresa negou tal possibilidade.

 

Comentários

pub