50 países da Europa oferecem livre acesso a locais históricos

Durante o mês de setembro, em 50 países, milhões de pessoas beneficiarão de livre acesso a milhares de sítios históricos […]

Durante o mês de setembro, em 50 países, milhões de pessoas beneficiarão de livre acesso a milhares de sítios históricos e culturais raramente abertos ao público, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Conselho da Europa.

As Jornadas são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património.

Em cada país é promovido, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, de acesso gratuito na sua grande maioria.

Em Portugal, as jornadas vão decorrer nos dias 20, 21 e 22 de setembro sob o tema Património/Lugares de forma a chamar a atenção para a dimensão humana de que o património se reveste. Toda a informação pode ser encontrada em www.patrimoniocultural.pt.

Lançadas em 1985, as Jornadas Europeias do Património têm sido organizadas, desde 1999, como iniciativa conjunta da União Europeia e do Conselho da Europa. Os 50 países signatários da Convenção Cultural Europeia participam nas Jornadas Europeias do Património.

Os eventos culturais organizados durante esta celebração, com a duração de um mês, exibem o artesanato e as tradições locais, a arquitetura e a arte, bem como promovem a compreensão mútua entre os cidadãos europeus.

Comentários

pub