VRSA investe dois milhões de euros para levar redes de saneamento às zonas rurais do município

O município de Vila Real de Santo António vai ampliar as redes de saneamento básico nas áreas rurais da freguesia […]

O município de Vila Real de Santo António vai ampliar as redes de saneamento básico nas áreas rurais da freguesia de Vila Nova de Cacela. A obra ascende aos dois milhões de euros, beneficiará mais de um milhar de pessoas e assegura a cobertura total do concelho em termos de tratamento de águas residuais.

As empreitadas serão desenvolvidas ao abrigo do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT) e representam um dos maiores investimentos jamais realizado neste âmbito na freguesia de Cacela.

Os trabalhos iniciam-se na segunda quinzena de agosto e têm a duração aproximada de 180 dias, estando prevista a sua conclusão em fevereiro de 2014. Irão beneficiar as localidades de Caliço, Fonte Santa, Beco, Corujeira, Pedra Alva, Coutada, Cruz do Morto, Bornacha e Torre dos Frades, cujas águas residuais passam a ser reencaminhados para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de VRSA.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «a obra permite que todos os pontos da freguesia de Vila Nova de Cacela fiquem agora dotados com redes de saneamento», melhorando, desta forma, «a qualidade de vida de centenas de famílias».

Ao mesmo tempo, a intervenção permitirá a melhoria de dezenas de quilómetros nas estradas do interior do concelho, que serão repavimentadas após o término das obras.

As empreitadas fazem parte de um conjunto de intervenções inseridas no Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), ao abrigo do Quadro de Referência Estratégica Nacional, que irão decorrer no Concelho em 2013 e 2014. Os investimentos permitirão quer a criação de novos sistemas, quer a expansão dos sistemas atuais de saneamento de águas residuais e de abastecimento de água.

Além de ampliarem os níveis de atendimento relativamente ao saneamento de águas residuais, as novas redes contribuirão para a proteção dos aquíferos, melhorando a qualidade ambiental do município.

Comentários

pub