VRSA apoia construção da sede da Associação dos Mariscadores de Arrasto de Monte Gordo

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assinou, esta quarta-feira, com a Associação de Mariscadores de Arrasto de […]

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assinou, esta quarta-feira, com a Associação de Mariscadores de Arrasto de Cintura da Baía de Monte Gordo, um contrato-programa com o objetivo de apoiar a construção da sede desta coletividade representativa dos profissionais da mariscagem.

Nesta sequência, e caso a candidatura da Associação de Mariscadores – no âmbito do Promar – seja aprovada, a autarquia compromete-se a adiantar as verbas necessárias para a construção do edifício-sede e do bar.

Desta forma, a Câmara Municipal ajudará a associação a ultrapassar os constrangimentos associados ao financiamento da obra, uma vez que os fundos do Promar só poderão ser recebidos após a conclusão do projeto.

Finda a construção, a associação compromete-se a devolver à autarquia as verbas adiantadas, à exceção das rubricas que não vierem a ser abrangidas pelo Promar.

A Associação de Mariscadores de Arrasto de Cintura da Baía de Monte Gordo foi fundada em Agosto de 2012 e visou colmatar uma lacuna sentida pelos profissionais do arrasto uma vez que, apesar de existirem estruturas associativas dedicadas à pesca e aos armadores, nenhuma estava exclusivamente centrada na defesa dos mariscadores de arrasto.

Além da representatividade dos associados nas matérias relacionadas com a mariscagem, a entidade promove a apanha da conquilha, de forma harmoniosa, respeitando quer o direito à sua prática, quer a sua preservação sustentada por razões sócio-ambientais.

A fundação desta coletividade contou com o apoio da Câmara Municipal de VRSA, tendo em consideração a importância desta atividade no sustento de dezenas de famílias e no próprio tecido económico do concelho.

Comentários

pub