Volta a Portugal: Português Manuel Cardoso vence 5ª etapa

Manuel Cardoso, o português da equipa espanhola Caja Rural, venceu esta segunda-feira, em Oliveira do Bairro, a 5ª etapa da […]

Manuel Cardoso, o português da equipa espanhola Caja Rural, venceu esta segunda-feira, em Oliveira do Bairro, a 5ª etapa da 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

Na discussão em plena “capital da Bairrada”, Cardoso repetiu um triunfo obtido exatamente no mesmo local em 2007 no Troféu Sérgio Paulinho.

Desta vez o sprinter, natural de Paços de Ferreira, ficou à frente de Delio Fernandez (OFM / Quinta da Lixa) e de Fábio Silvestre, segundo e terceiro classificados.

“Esta etapa foi muito difícil. Tínhamos em mente recuperar a Camisola Vermelha. O percurso inicial tinha muitas montanhas e deixámos as outras equipas atacarem. Com muita calma soubemos esperar, mantivemo-nos juntos e depois das montanhas era a altura de por em prática a estratégia. A minha equipa esteve brilhante, brilhante, brilhante! Agradeço à equipa com todo o coração. Ainda gostava de vencer mais uma etapa e conquistar definitivamente a Camisola Vermelha. Sei que será impossível chegar à Amarela”, confessou Manuel Cardoso, conhecido entre o pelotão como o “TGV do Norte” pelas características de corredor muito rápido na finalização de etapas e que há muito procurava um triunfo como este.

A vitória na etapa que antecede o dia de descanso serviu-lhe para recuperar a Camisola Vermelha Banco BIC da classificação por pontos.

Com a chegada em pelotão, todos foram contabilizados com o mesmo tempo mantendo o espanhol Sergio Pardilla (MTN / Qhubeka) a Camisola Amarela Liberty Seguros. Márcio Barbosa (LA Alumínios / Antarte) ao integrar a fuga do dia consolidou a liderança do prémio da montanha e a Camisola Azul Podium.

A Camisola Branca RTP, para o melhor jovem, mantém-se na posse do cazaque Vladislav Gorbunov (Astana).

 

Algarvios na Volta

Desta vez, o melhor ciclista de uma equipa algarvia foi o espanhol António Olmo, do Louletano/Dunas Douradas, em 13º, com o mesmo tempo do vencedor da etapa.

Henrique Casimiro (Banco BIC/Carmim) voltou a ser o mais rápido da formação de Tavira, tendo terminado a tirada em 37º, sendo 18º na classificação Geral, onde o “algarvio” mais cotado continua a ser Rui Vinhas (Louletano/Dunas Douradas), em 12º.

 

Etapa da Volta em Oliveira do Bairro

Esta terça-feira, dia de descanso da Volta a Portugal, assumem protagonismo os cicloturistas. A tradicional e cada vez mais popular “Etapa da Volta” decorre este ano em Oliveira do Bairro.

O percurso da “Etapa da Volta RTP Vitalis” tem 66 km com partida e chegada junto à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. A partida será dada às 9h30.

Os participantes fazem uma primeira passagem pela zona da meta quando tiverem cerca de 40 km percorridos, entrando num circuito que será cumprido duas vezes até terminarem o trajeto, o que deve acontecer pouco depois do meio-dia.

Comentários

pub