Vila Real de Santo António mobilada com bancos onde se leem versos de António Aleixo

O centro histórico de Vila Real de Santo António, um dos mais bem preservados exemplos da arquitetura iluminista europeia, está, […]

O centro histórico de Vila Real de Santo António, um dos mais bem preservados exemplos da arquitetura iluminista europeia, está, a partir deste verão, mobilado com bancos duplos com costas, onde se podem ler versos do poeta algarvio António Aleixo gravados nas réguas de madeira.

Esta requalificação do espaço público conta com a assinatura da Larus, uma empresa portuguesa de mobiliário urbano, que instalou ainda totems iluminados com informação sobre a cidade e o urbanismo iluminista e painéis de sinalética cultural que identificam os edifícios mais emblemáticos e apresentam a sua história.

Este projeto foi desenvolvido pelo atelier de arquitectura Saraiva + Associados, com o apoio da Larus, e compreendeu ainda a uniformização da imagem do comércio local com a criação de expositores e de placas de menus para a restauração comuns.

Hoje, lojas e restaurantes partilham uma única linguagem gráfica em que o azul e o branco são as cores predominantes, em alusão ao rio Guadiana e à extensa faixa costeira do concelho.

A intervenção urbanística denominada “VRSA a céu aberto” pretende estimular o investimento imobiliário e turístico de Vila Real de Santo António, com o objetivo de converter a cidade algarvia numa referência de turismo e de comércio.

Este programa de revitalização teve início em abril passado e foi financiado pelo fundo comunitário “Jessica” que visa a coesão social, territorial e económica.

Atualmente, a Larus mobila a maioria das cidades portuguesas e tem em mãos um conjunto de requalificações de espaços públicos como a Alta de Lisboa, a Frente Ribeirinha de Alcácer do Sal ou o Terminal Ferroviário de Peso da Régua.

 

Sobre a Larus:

A Larus é a marca portuguesa de mobiliário urbano com os mais importantes prémios nacionais e internacionais e, em 2011, foi considerada a melhor empresa europeia na implementação do Design pelo Centro Europeu de Design.

A originalidade e a diversidade das suas soluções resultam de uma estreita colaboração com os maiores nomes da Arquitetura e Design nacional. Siza Vieira, Souto Moura, Daciano da Costa, Alcino Soutinho, Henrique Cayatte ou Francisco Providência.

A Larus conta 22 anos de história e tem hoje uma presença internacional em Espanha, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Angola, França, Roménia e Marrocos.

Comentários

pub