Viagens, lazer, telemóveis e eletrodomésticos lideram despesas dos portugueses

A aquisição de viagens e lazer mantem-se no top das intenções de compra dos portugueses para os próximos meses – […]

A aquisição de viagens e lazer mantem-se no top das intenções de compra dos portugueses para os próximos meses – 23%, apesar de ter decrescido três pontos percentuais relativamente a 2012.

Os telemóveis ocupam o segundo lugar em ex aequo com os eletrodomésticos, ambos com 8%. Estes dados integram uma análise recente do Observador Cetelem sobre as tendências de consumo em Portugal.

De um modo geral, as tendências de consumo baixaram em quase todos os itens analisados pelo Observador Cetelem.

Destacam-se os smartphones e os tablets que aparecem pela primeira vez na análise e apresentam um número razoável de inquiridos a afirmar que têm intenção de comprar um gadget deste género (7% e 6%, respetivamente).

Os consumidores do centro do país surgem no estudo como os mais prudentes e com as intenções de compra mais baixas (13% pretendem adquirir viagens/lazer, 5% Equipamento Desportivo e 4% Telemóveis).

Em todos os itens, as intenções dos portugueses desta zona do país são inferiores à média nacional.

Por outro lado, os residentes a norte são os que demonstram maiores tendências de consumo (32% lazer/viagens, 10% telemóveis e 9% eletrodomésticos).

«As baixas intenções de compra por produto confirmam que os portugueses antecipam um final de ano difícil para o seu orçamento. São também uma confirmação de que o consu­midor nacional adotou uma abordagem racional do consumo, moderando as suas compras perante um pro­cesso de retoma constantemente adiado e passou a dar preferência aos desejos mais facilmente realizáveis», defende Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem em Portugal.

Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 26 a 27 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Comentários

pub