Rutura em conduta de esgotos mantém estrada Vau/Alvor cortada (com fotos)

Uma rutura numa conduta de águas residuais que atravessa a Avenida Comunidades Lusíadas/V3, levou ao corte, desde segunda-feira, desta importante […]

Uma rutura numa conduta de águas residuais que atravessa a Avenida Comunidades Lusíadas/V3, levou ao corte, desde segunda-feira, desta importante via de ligação litoral entre a Praia da Rocha e Alvor.

Uma fonte da empresa Águas do Algarve SA, responsável pela reparação da rutura, disse ao Sul Informação que o corte na via se deverá manter «pelo menos» até sábado, apesar de os trabalhos estarem a decorrer «dia e noite».

A rutura deu-se logo a seguir à rotunda de Simon Bolívar, na zona do Vau, tendo sido detetada devido a um abatimento de solo no separador central, revelou a mesma fonte.

Tendo em conta a extensão do problema, foi necessário levantar todo o troço da conduta, numa extensão de cerca de 40 metros, que será agora substituída por nova tubagem.

O esgoto está provisoriamente a circular por uma manga, do mesmo diâmetro das condutas, que liga as caixas existentes em cada lado da avenida.

A fonte das Águas do Algarve garantiu ao Sul Informação que a rutura não afetou a praia do Vau, que fica a pouco mais de 50 metros em linha reta do local onde se deu o incidente.

No entanto, o mau cheiro gerado pela abertura da conduta de esgotos motivou queixas dos moradores e hóspedes de um prédio situado mesmo ao lado do local da rutura, bem como de clientes dos restaurantes no rés-do-chão do mesmo edifício.

Para proceder à substituição da conduta, a empresa ao serviço das Águas do Algarve, que tem a trabalhar no local três máquinas pesadas, teve de abrir uma vala de cerca de 2 metros de profundidade a toda a largura das quatro faixas da V3, obrigando ao corte total desta via.

Na segunda e terça-feira, este corte da estrada, sem que tenha sido colocada qualquer sinalização de desvio ou de acesso alternativo a Alvor, levou a que muitos turistas tenham andado perdidos.

Ontem, o problema foi finalmente resolvido através da colocação de placas de desvio, às quais foram coladas, com fita cola, folhas A4 onde se pode ler a palavra «Alvor» escrita à mão. Ainda assim, porque o vento tem feito descolar algumas das folhas, nem sempre as indicações são visíveis.

 

 

 

Comentários

pub