Universidade de Verão da In Loco analisa a crise e estimula a cidadania

«Compreender a Crise, Reforçar a Cidadania» é o tema de nova edição da Universidade de Verão da Associação In Loco, […]

«Compreender a Crise, Reforçar a Cidadania» é o tema de nova edição da Universidade de Verão da Associação In Loco, com a colaboração do Centro de Estudos Sociais de Coimbra , que irá decorrer em Loulé, entre 10 e 13 de setembro.

As inscrições já estão abertas e custam 35 euros para quem quiser estar presente todos os dias e 10 euros pela participação diária. Maiores de 65 anos, portadores do Cartão Jovem e desempregados pagam 10 euros pelos quatro dias. Mais informações podem ser obtidas no site da Universidade de Verão.

A quinta edição da iniciativa vai contar com a presença de  personalidades como José Pacheco Pereira, Castro Caldas, Conceição Gomes, Paulo Morais, Ana Benavente, Martins Guerreiro, Paulo Romeira, Alberto Melo, Andrea Caro, entre outros.

As aulas vão decorrer na Biblioteca Municipal e na Assembleia Municipal de Loulé e «as questões que irão esta ano ser debatidas são fundamentais e urgentes», considerou a organização.

«O país enfrenta uma das mais graves crises da sua história. A dívida pública e a dívida externa da economia portuguesa ultrapassaram respectivamente 120 e 437 por cento do Produto Interno Bruto (PIB). O desemprego atinge na actualidade quase um milhão de portugueses. O desemprego jovem aproxima-se perigosamente dos 39 por cento. O Estado Social enfrenta um dos mais severos ataques com uma política de cortes generalizados nas prestações sociais e nos salários, ao mesmo tempo que se agrava a carga fiscal sobre as famílias e as empresas», enquadrou a In Loco.

Tendo em conta esta realidade, nesta edição a Universidade de Verão vai-se apostar em dois eixos: «interpelar a crise e as suas causas» e « explorar respostas sociais e políticas que qualificam as pessoas como cidadãs ao convocá-las para a recriação da política como espaço de transparência e construção colectiva e a invenção de uma economia – baseada no equilíbrio, inteligência e solidariedade – capaz de satisfazer os humanos e de respeitar a terra».

A In Loco considerou ainda que, com a situação vivida em Portugal, «é vital criar condições para que um número alargado de pessoas compreenda o que está em causa e os resultados das opções tomadas».

Comentários

pub