IEFP: Algarve com menos desemprego em julho e melhor que em 2012

A taxa de desemprego diminuiu 1,4 por cento em julho passado em relação ao mesmo mês de 2012. Esta é […]

A taxa de desemprego diminuiu 1,4 por cento em julho passado em relação ao mesmo mês de 2012. Esta é «a primeira vez, desde setembro/2011 que a variação homóloga do desemprego na região apresenta uma variação negativa», frisou o Instituto do Enprego e Formação profissional, numa nota de imprensa.

«Esta evolução positiva do desemprego na região é justificada, em parte, pelo menor número de desempregados inscritos, pelo aumento do número de ofertas de emprego e pelo aumento de colocações realizadas pelos serviços», revelou o IEFP. Em relação a junho de 2013, a quebra na taxa de desemprego foi de 6,9 pontos percentuais.

Ao nível de inscritos, «entre janeiro e julho, inscreveram-se nos serviços de emprego do Algarve 22 591 desempregados, o que corresponde a menos 7,8 por cento face ao mesmo período de 2012».

Por outro lado, aumentaram substancialmente as ofertas de emprego comunicadas aos Serviços de Emprego do Algarve. Ao todo, foram oferecidos ao longo do primeiro semestre 5658 empregos, mais 39,7 por cento que em igual período de 2012.

«Da mesma forma, o número de colocações no mercado de trabalho, efetuadas no período de janeiro a julho, foi de 4 041 o que corresponde a uma variação positiva de 39,8 por cento face ao período homólogo», acrescentou o instituto.

Comentários

pub