Seis movimentos independentes concorrem a cinco Câmaras no Algarve (Corrigido)

Seis  movimentos independentes concorrem a cinco Câmara Municipais no Algarve, nas Eleições Autárquicas de 29 de setembro próximo. O concelho […]

Seis  movimentos independentes concorrem a cinco Câmara Municipais no Algarve, nas Eleições Autárquicas de 29 de setembro próximo.

O concelho onde são mais as candidaturas apresentadas por independentes é Lagos, que conta com duas – “Lagos com Futuro”, que tem Luís Barroso como cabeça-de-lista à Câmara, e “Plataforma de Cidadania Lagos”, liderada por Paulo Rosário Dias.

Concorrem ainda listas apresentadas por movimentos independentes às Câmara Municipais de Albufeira, Faro, Monchique e Olhão.

Em Albufeira, a advogada Ana Vidigal, que já foi vereadora pelo PSD e presidente da Frapal, a Federação das Associações de Pais do Algarve, é a candidata à Câmara pelo Movimento “Vontade Independente Viver Albufeira” (VIVA).

José Vitorino, que já foi presidente da Câmara de Faro eleito pelo PSD, mas que desde então se incompatibilizou com o partido e tem assumido a liderança de movimentos independentes, volta a ser o cabeça-de-lista de outra candidatura desalinhada. Desta vez chama-se Aliança Cívica “Salvar Faro, com Coração”.

Em Lagos, o movimento “Lagos com Futuro” é capitaneado pelo advogado Luís Barroso, enquanto a “Plataforma de Cidadania Lagos” tem como candidato à Câmara Paulo Rosário Dias, que era líder do Partido da Terra MPT no Algarve e chegou mesmo a ser cabeça-de-lista do MPT algarvio nas Eleições Legislativas de 2011.

Em Monchique, é um dissidente do PS a liderar o movimento “MI Monchique Independente”. Trata-se do antigo vereador socialista Carlos Henriques.

João Pereira volta agora a ser candidato à Câmara de Olhão, mas à frente do movimento “Novo Rumo”. João Pereira é atualmente vereador sem pelouro naquela autarquia, cargo para o qual tinha sido eleito nas Autárquicas anteriores pelo Bloco de Esquerda, de onde acabou por ser expulso devido a irregularidades, naquela que foi uma decisão inédita na história do BE.

Nas últimas Eleições Autárquicas, realizadas em 2009, apenas um movimento independente conseguiu eleger um vereador no Algarve. Foi o MDI, Movimento Democrático Independente, que elegeu José de Deus Rodrigues como vereador da Câmara de Vila do Bispo, com isso retirando a maioria quer ao PS, que ganhou as eleições e assumiu a liderança daquela autarquia, quer ao PSD, que as perdeu.

Desta vez, o MDI já não concorre e alguns dos seus membros até estão integrados na candidatura do PSD em Vila do Bispo.

(Corrigida às 14 horas, retirando a referência à candidatura de Miléne Nobre pelo MAI Movimento Autárquico Independente, em Alcoutim, uma vez que a candidatura acabou por não ser apresentada, apesar de o projeto ter chegado a uma fase avançada)

Comentários

pub