São Brás de alportel acolhe extensão do Folkfaro no domingo

O Festival Folkfaro vai dar um salto a São Brás de Alportel no próximo domingo e levara promoção das relações […]

O Festival Folkfaro vai dar um salto a São Brás de Alportel no próximo domingo e levara promoção das relações interculturais à Serra do Caldeirão. No domingo, a partir das 22 horas, estarão no centenário Jardim da Verbena grupos folclóricos do Egito, Índia e Estados Unidos da América.

Esta extensão do Folkfaro tem entrada gratuita e dará o pontapé de saída para a iniciativa «Noites da Verbena», que irão regressar com muitas outras atividades ao longo do verão.

Coordenado por Nadia Abdelhady, o Grupo Folclórico do Egipto conta com mais de 3 décadas de existência dedicadas a mensagens de paz e tolerância através da música e da dança. Desde os anos 80 que o grupo participa em festivais internacionais, percorrendo países como Espanha, França, Croácia, Turquia, Polónia, entre muitos outros.

O grupo folclórico da Índia Kalanjay surgiu sob coordenação de Vaishali Sagar, mentora do projeto Sur Jhankar Academy especialmente criado para o ensino da dança.

Esta academia com cerca de 11 anos, conta na atualidade com cerca de 700 alunos que aprendem danças tradicionais da Índia, danças populares e de fusão, bem como coreografias.

Até aos dias de hoje este grupo folclórico já participou em mais de uma centena de festivais internacionais, levando a cultura indiana aos 4 cantos do mundo.

Os Estados Unidos da América fazem-se representar pelo grupo American Rhythm Folk Ensemble, proveniente do estado de Utah. As danças representadas pelo grupo integram influências de imigrantes europeus, nativos americanos, escravos africanos, um pouco da cultura dos povos da montanha, entre muitas outras culturas e costumes que fazem da América um pais que reflete interculturalidade. O reportório apresentado em São Brás de Alportel leva a palco esta herança cultural enriquecida ao longo da história do país.

Comentários

pub