Rotários de Estoi oferecem carrinha refrigerada ao Banco Alimentar

O Rotary Club Estoi Palace International vai oferecer, no dia 28 de agosto, uma carrinha refrigerada, no valor de 42,300 […]

O Rotary Club Estoi Palace International vai oferecer, no dia 28 de agosto, uma carrinha refrigerada, no valor de 42,300 euros, ao Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve.

Na cerimónia oficial, a decorrer às 18h00 no armazém daquela instituição em Faro, na Urbanização Santo António do Alto, Rua Raul de Matos, Lote. 72, estarão presentes os responsáveis do Banco Alimentar, membros do Rotary e restante público.

Esta iniciativa surge na sequência de um “Matching Grant”, um programa da Rotary Foundation que possibilita aos Clubes Rotários Qualificados trabalharem com outros clubes e distritos Rotários e candidatarem-se a fundos para grandes projetos.

Este projeto, que começou em abril de 2012, conta com o apoio de um Clube Rotário do Texas, um Distrito Rotário também do Texas, um Clube da Pensilvânia, um grupo internacional de Rotários e de um Distrito Rotário do Brasil, que ajudaram a angariar fundos. Uma grande percentagem dos fundos vem diretamente da Sede da Rotary Foundation, em Chicago.

Na candidatura do Rotary Club Estoi Palace International, pode ler-se que “o Banco Alimentar da Região do Algarve serve 16.000 pessoas por mês, através de 73 instituições do Algarve no Sul de Portugal. Existem ainda 13 instituições, envolvendo cerca de 4.000 pessoas que estão em espera para poderem receber apoio”.

“O Banco Alimentar é organizado e administrado totalmente por voluntários, a maioria dos quais são portugueses. Todas as doações de comida têm de ser entregues no armazém do Banco Alimentar em Faro e, como não há disponibilidade de carrinhas refrigeradas para transporte de perecíveis doados por supermercados, existia um problema”, acrescentam os rotários de Estoi.

Deste modo, “este projeto é precisamente para financiar um veículo com essas características e especificações determinadas pelo Banco Alimentar. Estima-se que este veículo possa recolher uma tonelada de alimentos perecíveis por dia, ou seja, um total de 250 toneladas por ano”, salienta o clube algarvio.

Tendo o projeto sido aprovado e completada a angariação de fundos, procede-se agora à entrega da carrinha.

Fundado em 2008, o Rotary Club Estoi Palace International é um clube com 18 membros oriundos de oito nacionalidades e em que o idioma oficial é o inglês.

O seu primeiro projeto de apoio à comunidade na Freguesia de Estoi foi a angariação de fundos e a compra e distribuição de suplementos de leite nos pacotes de ajuda que o Banco Alimentar Contra a Fome organiza mensalmente.

O principal objetivo do clube é beneficiar principalmente as crianças e, para esse efeito, o leite é o alimento eleito a suportar.

Um total de 78 famílias (182 pessoas) recebem hoje apoio, identificadas na área da Casa do Povo de Estoi.

A entrega de leite correspondente ao mês de julho foi de 524 litros, ou seja, dois litros por cada adulto e seis litros por cada criança.

Desde que o Projeto de Apoio ao Leite começou, em julho de 2009, já foram distribuídos aproximadamente 23.000 litros de leite, com um custo atual de cerca de 10.000 euros.

Para a continuação deste projeto, o Rotary Club Estoi Palace dispõe de um orçamento anual de 3.000 euros.

Os Rotary Clubes há muito que aceitaram o apelo à paz ao nível das comunidades locais ao enfrentarem os motivos subjacentes que contribuem para o conflito e a violência, como a fome, a pobreza, doenças e analfabetismo.

Comentários

pub