Professor Manuel Sérgio fala sobre Desporto e Motricidade Humana em Loulé

O professor Manuel Sérgio vai estar em Loulé para apresentar a conferência «Desporto e Motricidade Humana», que irá decorrer no […]

O professor Manuel Sérgio vai estar em Loulé para apresentar a conferência «Desporto e Motricidade Humana», que irá decorrer no dia 13 de agosto, às 21h30, na sala Assembleia Municipal de Loulé.

O conhecido especialista em desporto e motricidade humana, que tem múltiplas facetas, vem ao Algarve para partilhar algum do seu conhecimento. Manuel Sérgio tem sido apontado como uma grande referência por alguns dos treinadores portugueses de maior suceso, entre os quais José Mourinho.

 

Sobre Manuel Sérgio:

Manuel Sérgio Vieira e Cunha nasceu em Lisboa, a 20 de abril de 1933. É um filósofo, professor, educador, ativista e político português. É licenciado em Filosofia pela Universidade Clássica  de Lisboa e Doutor e Professor agregado em Motricidade Humana, pela Universidade Técnica de Lisboa. A sua tese de doutoramento, intitulada “Para uma Epistemologia da Motricidade Humana”, defende a existência da ciência da motricidade humana, de que a educação física é a pré-ciência.

É professor catedrático convidado aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade

Técnica de Lisboa.

Em 21 de junho de 2007 foi galardoado pelo Governo Português com a Honra ao Mérito Desportivo. Em 1990, recebeu a Medalha de Mérito Desportivo, concedida pelo Presidente da República do Brasil, José Sarney. No dia 14 de setembro de 2007, a Assembleia Legislativa de São Paulo, por proposta do deputado Simão Pedro, homenageou Manuel Sérgio pela criação da Ciência da Motricidade Humana.

É sócio fundador da Sociedade Internacional de Motricidade Humana e da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana.

Manuel Sérgio foi primeiro a dizer (em Portugal e não só) que a Educação Física é um cartesianismo; que a Motricidade Humana é uma ciência humana – tendo provocado uma verdadeira revolução na teoria e na prática do desporto. No livro “Motrisofia – Homenagem a Manuel Sérgio”, José Mourinho refere a importância das ideias de Manuel Sérgio, na sua carreira de treinador: “Foi o Manuel Sérgio que me ensinou que para ser aquilo que eu queria ser (treinador de futebol) teria de ser um especialista na área das Ciências Humanas”.

Comentários

pub