Já se pode ir a banhos nas praias de Quarteira que tinham sido fechadas

A bandeira vermelha já foi substituída pela verde e levantada a interdição a banhos nas duas praias de Quarteira afetadas […]

A bandeira vermelha já foi substituída pela verde e levantada a interdição a banhos nas duas praias de Quarteira afetadas por uma descarga acidental de esgotos no domingo. O levantamento da proibição aconteceu assim que passaram as 48 horas de interdição estipuladas pela lei, uma vez que a água ontem recolhida e entretanto analisada já revelava que não havia perigo para a saúde pública.

«A partir do momento em que se soube que o resultado das análises era negativo [em relação a contaminantes] a Administração da Região Hidrográfica do Algarve e a Delegada de Saúde deram ordem para que a bandeira verde fosse novamente içada», tanto no Forte Novo, como na praia de Quarteira Nascente, disse ao Sul Informação o presidente da Câmara de Loulé Seruca Emídio.

A reabertura das duas praias aconteceu perto do meio dia e até poderia ter acontecido antes, se o único fator fossem as análises mostrarem que a água não iria prejudicar os banhistas. «Mas há um regulamento, que obriga à interdição pro 48 horas, que é preciso cumprir», ilustrou.

A situação acabou por não ter grandes consequências ambientais, não há registos de problemas de saúde dela decorrentes e também não terá tido um impacto determinante no turismo. Seruca Emídio voltou a frisar que esta foi uma situação pontual e incontrolável, apesar de ter acontecido devido a uma avaria numa infraestrutura de outra entidade, a Águas do Algarve.

«Os técnicos da empresa tinham estado na Estação Elevatória às 10h30, no decorrer do circuito de controlo regular que fazem, e estava tudo bem. A avaria aconteceu pouco depois», ilustrou. «Mas espero que esta situação seja analisada e que sirva para otimizar ainda mais o controlo», acrescentou.

Comentários

pub