Praia da Manta Rota revive a tradição do Banho Santo a 29 de agosto

As tradicionais festas de verão em honra de São João da Degola regressam à praia da Manta Rota, entre os […]

As tradicionais festas de verão em honra de São João da Degola regressam à praia da Manta Rota, entre os dias 28 e 31 de agosto, com um programa de animação que inclui concertos, um concurso de fados, folclore e fogo-de-artifício.

O ponto alto das comemorações será o já habitual «Banho Santo», no dia 29 de agosto, às 11h00, em pleno areal da Manta Rota.

O afamado banho de mar é um encontro que se realiza anualmente a 29 de agosto, assinalando a data em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado.

Em anos idos, este era o dia em que as gentes oriundas da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas dos seus animais de carga, para «dar banho».

Para não deixar morrer a tradição, a associação «A Manta» aposta mais um ano na recriação histórica do evento, atraindo centenas de curiosos à praia da Manta Rota para ver como as coisas se passavam noutros tempos.

A cerimónia não deixa de parte os animais de carga e transporte, as indumentárias tradicionais – como as vestes compridas e os chapéus de palha -, nem esquece o habitual piquenique com produtos genuinamente algarvios.

O programa de festas tem início na quarta-feira, dia 28 de agosto, com a primeira eliminatória do VI Concurso de Fado Amador de Vila Real de Santo António.

Na quinta-feira, dia 29, a programação começa com o Banho Santo, às 11h00. Às 18h30, há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Batista. Às 21h30 tem início o baile com o «Grupo +2», seguindo-se a celebração do XII aniversário do Rancho Folclórico Praia da Manta Rota. As 23h30 há Valsa a Prémio, seguindo-se um espetáculo de fogo-de-artifício, à meia-noite.

No dia 30, às 21h30, o programa reserva espaço para um baile de verão com o «Duo Reflexo», enquanto no dia 31 de agosto o cartaz encerra com o XII Festival Nacional de Folclore.

Todos os espetáculos têm lugar no largo frente ao Centro de Artes e Ofícios (edifício do antigo casino).

As festas em honra de São João da Degola são organizadas pela associação «A Manta» e têm o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela e de outras entidades e empresas locais.

Comentários

pub