Poeta Ramos Rosa doa espólio ao Município de Faro

O poeta farense António Ramos Rosa decidiu doar um espólio de objetos, nomeadamente testemunhos de diversas homenagens que lhe foram […]

O poeta farense António Ramos Rosa decidiu doar um espólio de objetos, nomeadamente testemunhos de diversas homenagens que lhe foram prestadas ao longo da sua vida, ao Município de Faro.

A Câmara da capital algarvia, que classifica a doação como «um gesto de enorme nobreza e altruísmo», acrescenta que, do espólio doado, constam peças relativas ao seu percurso académico e literário, com destaque para as medalhas e diplomas alusivos ao seu Doutoramento Honoris Causa, ao Prémio Pessoa, comendas referentes ao agraciamento com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e a medalha de Ouro da Cidade de Faro.

Esses testemunhos ficarão à guarda da Biblioteca Municipal de Faro, da qual é patrono, e a inauguração da exposição terá lugar no próximo dia 7 de setembro, por ocasião das comemorações do Dia da Cidade.

Como forma de «reconhecer a atitude generosa e enaltecer o espírito altruísta» do poeta farense, o presidente da Câmara Macário Correia fez questão de deslocar-se ontem à sua residência em Lisboa, para agradecer pessoalmente o «contributo valioso e inestimável» que prestou à cidade de Faro, ao longo dos seus 89 anos de vida.

Comentários

pub