O céu de setembro, o mês em que começa o Outono

Este mês de Setembro é marcado pelo equinócio do Outono no dia 22, que inicia esta estação no hemisfério Norte. […]

Este mês de Setembro é marcado pelo equinócio do Outono no dia 22, que inicia esta estação no hemisfério Norte. Mas há muitos outros acontecimentos astronómicos que merecem observação.

Este mês de observações astronómicas arranca no dia 2, com a Lua 6 graus a Sul de Marte, o qual, por estes dias, nasce cerca das quatro horas da madrugada.

Três dias depois, aquando da Lua nova de dia 5, iremos encontrar Vénus muito perto da estrela Espiga na constelação da Virgem. No entanto, por esta altura do ano estes dois astros encontram-se demasiado próximos da direção do Sol, não permitindo uma boa observação deste evento.

Curiosamente, neste mês, Espiga será “visitada” por outros dois objetos celestes. No dia 8, é a vez da Lua e de Vénus passarem junto dela, e no dia 24 será a vez de Mercúrio aproximar-se desta estrela.

Mas, bem antes disso, na noite de dia 9, iremos ter a oportunidade de observar a Lua a 2 graus a Sul de Saturno. Três dias mais tarde, dar-se-á o quarto crescente. Esta fase da Lua, junto com o quarto minguante, dá-nos uma das melhores ocasiões para observá-la, pois, por esta altura, o ângulo de incidência da luz solar na superfície lunar realça as crateras e montanhas lunares.

Por sua vez, a Lua Cheia tem lugar na madrugada de dia 19, e na madrugada seguinte iremos encontrar Vénus junto a Saturno.

O quarto minguante dar-se-á na madrugada de dia 27. Neste mesmo dia, a Lua encontrar-se-á no seu apogeu, isto é, o ponto de maior afastamento à Terra.

Assim a Lua estará cerca de 12% mais longe da Terra do que no dia 15, em que atinge o perigeu (ponto de maior aproximação ao nosso planeta).

Isto significa que, ao longo de um mês, a Lua apresenta uma variação no seu diâmetro angular que não vai além desses 12%, andando sempre à volta de meio grau (isto é, cerca de metade da largura do dedo mindinho visto com o braço esticado).

Finalmente, na noite de dia 28 encontraremos a Lua junto a Júpiter, o qual nasce por estes dias pela 1 hora da madrugada.

Mas sem dúvida, o evento mais marcante deste mês terá lugar pelas 22 horas (hora continental) de dia 22. Esta é uma das duas únicas alturas do ano em que o eixo de rotação da Terra se encontra perpendicular à direção Sol-Terra.

Assim, neste dia, ambos os hemisférios (Norte e Sul) se encontram igualmente iluminados e, em qualquer ponto do planeta, a noite tem a mesma duração que o dia.

Uma vez que este acontecimento marca o início do Outono no hemisfério norte (Primavera no hemisfério sul), no qual as noites começam a ser mais longas do que os dias, nós chamamo-lo de Equinócio de Outono.

Boas observações!

 

Autor: Fernando J.G. Pinheiro (CGUC)
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

LEGENDAS DAS FIGURAS

Figura 1: Vista do céu a Este pelas seis horas da madrugada de dia 2. Igualmente são visíveis a posição da Lua e de Júpiter na madrugada de dia 28.

Figura 2: Vista do céu a Sudoeste pelas oito e meia da noite. Igualmente é visível a posição da Lua no dia 9 e de Vénus no dia 20.

(imagens Stellarium e Fernando J.G. Pinheiro)

Comentários

pub