Nuno Inácio acusa Ana Figueiredo de «promiscuidade institucional» no projeto «Portimão Mais Verde»

O candidato da coligação «Servir Portimão» à Junta de Freguesia de Portimão acusa a atual presidente desta autarquia e número […]

O candidato da coligação «Servir Portimão» à Junta de Freguesia de Portimão acusa a atual presidente desta autarquia e número 3 da lista do PS à Câmara de «promiscuidade institucional».

A crítica de Nuno Campos Inácio tem a ver com o projeto «Portimão Mais Verde», que resulta de um protocolo entre a Junta de Freguesia de Portimão e o Instituto de Emprego e Formação Profissional e que, ao longo de dois anos, colocará 40 desempregados registados no Centro de Emprego a fazer operações de limpeza e manutenção dos jardins da cidade.

O facto de as intervenções terem avançado agora, pouco antes das Eleições Autárquicas, foi já criticado pela Juventude Social Democrata portimonense, considerando-as manobra eleitoral.

Em declarações ao Sul Informação, Ana Figueiredo explicou que «esta é uma iniciativa que começou a ser desenhada há meses, no âmbito do protocolo que a Junta tem com o IEFP. As 40 pessoas que estão a trabalhar nos jardins da freguesia são desempregados que têm estado a fazer o Curso de Jardinagem no IEFP, divididos em duas turmas, que começaram pela parte teórica e só agora chegam à componente prática». Segundo a autarca socialista, «essa parte prática começa agora, não por causa de algum calendário que nós tenhamos imposto, mas devido aos tempos próprios destes cursos do IEFP». Ou seja, «só agora foi possível os alunos deitarem mãos à obra».

Em carta aberta enviada ao Sul Informação, Nuno Campos Inácio, membro histórico do PSD portimonense mas que agora se candidata à Junta de Freguesia pela coligação que integra CDS, PPM e MPT, coloca três questões: «se a Junta de Freguesia de Portimão não tem a competência de gestão dos espaços verdes – competência que, a Coligação “Servir Portimão”, pretende, efetivamente, transferir para este órgão – permitindo então a celebração de protocolos desta natureza, porque motivo foi a Junta de Freguesia de Portimão a celebrar o referido protocolo?»

«Tem a Junta de Freguesia de Portimão essa competência? Se a tem, porque deixou os espaços verdes da cidade chegarem ao estado a que chegaram?», interroga ainda Nuno Inácio.

«A Sr.ª Presidente da Junta de Freguesia de Portimão ignora que não pode realizar iniciativas que vão além das suas atribuições e competências?», pergunta igualmente o candidato à Junta pela coligação «Servir Portimão».

Na sua carta aberta, enviada em exclusivo para o Sul Informação, Nuno Inácio acusa ainda: «Diz a Sr.ª Presidente da Junta de Freguesia de Portimão que a iniciativa não tem fins eleitorais, mas não se inibe de colocar na página de Facebook da Junta de Freguesia uma fotografia de grupo, onde aparecem dois candidatos a vereadores e o candidato a Presidente da Junta de Freguesia».

Por tudo isso, o candidato da coligação liderada pelo CDS acusa Ana Figueiredo de, «no seu impulso eleitoralista», substituir-se «ao município, talvez já sonhando com o desempenho do cargo de vereadora a que se candidata».

E assim, considera Nuno Inácio, Ana Figueiredo «subjuga a Junta de Freguesia, um órgão independente, aos caprichos da Câmara Municipal, nunca a afrontando, mantendo-se passiva, votando favoravelmente na Assembleia Municipal todas as iniciativas do Executivo, substituindo em iniciativas para as quais não tem competência e, até, fazendo empréstimos monetários a uma Câmara Municipal em rutura financeira».

E termina: «é contra esta promiscuidade institucional de subjugação da Junta de Freguesia de Portimão à Câmara Municipal de Portimão, quem sabe se para garantir uma posição elegível em Eleições Autárquicas futuras, que me candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Portimão, com o objetivo de torná-la mais atuante em termos práticos e interventiva em termos políticos, contribuindo, desse modo, para a promoção dos valores locais».

Comentários

pub