Núcleo Museológico Dr. João Dias avança a bom ritmo em Alcoutim

As obras do núcleo museológico Dr. João Dias, em Alcoutim, começaram no mês de julho e seguem a bom ritmo, […]

As obras do núcleo museológico Dr. João Dias, em Alcoutim, começaram no mês de julho e seguem a bom ritmo, devendo estar concluídas já no final de setembro.

Esta obra custa à Câmara Municipal de Alcoutim cerca de 74.000 euros e resulta de um protocolo assinado entre a autarquia e família do Dr. João Francisco Dias, médico benemérito “alcoutenejo”.

Mediante este protocolo, a família do conhecido Dr. João Dias comprometeu-se a doar o espólio do bem feitor e a autarquia alcouteneja a honrar o nome e os feitos do médico e cirurgião, promovendo a criação do núcleo agora em construção.

O Dr. João Dias nasceu na Tenência, freguesia de Odeleite, concelho de Castro Marim, mas veio fixar-se em Alcoutim e aqui exercer a sua profissão, depois de se licenciar em Coimbra, no ano de 1927.

Faleceu em 1955, com apenas 57 anos, mas a sua memória continua viva, na fama de bom médico e cirurgião extraordinário. Há registos de que gente de terras muito distantes vinha até Alcoutim em busca do afamado doutor.

Depois da sua morte, a população de Alcoutim homenageou-o, mandando erguer um busto à entrada da vila. O núcleo museológico irá agora contar a sua história.

Situado nas antigas instalações do Hospital da Misericórdia, do núcleo museológico farão parte a biblioteca privada do médico, material do consultório, instrumentos de medicina e material cirúrgico, objetos pessoais, algumas fotografias e jornais da época com referências à sua figura benemérita.

Comentários

pub