Museu de Arqueologia de Silves faz 23 anos com entradas grátis e visitas guiadas

Entradas gratuitas, uma visita acompanhada em torno do acervo e visitas guiadas ao museu e ao interior do poço-cisterna são […]

Entradas gratuitas, uma visita acompanhada em torno do acervo e visitas guiadas ao museu e ao interior do poço-cisterna são algumas das atividades previstas para terça-feira, dia 3 de setembro, dia feriado municipal e do 23º aniversário do Museu Municipal de Arqueologia de Silves.

Às 15h00, tem início a atividade “Velhinhos com vida – a História dos fragmentos” e que se traduz num “quizz” de perguntas e respostas com atividades como colagem, pintura e interatividade para famílias com crianças a partir dos 4 anos.

As atividades deste dia culminam com o corte do bolo comemorativo dos 23 anos do Museu, pelas 16h00.

O Museu Municipal de Arqueologia de Silves foi inaugurado em 1990, tendo a sua construção sido efetuada em torno do Poço-Cisterna Almóada dos séculos XII-XIII – descoberto após escavações arqueológicas decorridas nos anos 80 do séc. XX, sob a responsabilidade dos arqueólogos Mário e Rosa Varelas Gomes, e que é hoje Monumento Nacional.

O Museu integra, também, a muralha da cidade do mesmo período, funcionando, assim, não só como um espaço onde as coleções expostas são muito significativas, mas também como uma joia do património islâmico em Portugal.

Este espaço museológico poderá ser visitado todos os dias, das 10h00 às 18h00, estando aqui patentes as exposições “O quotidiano de Silves entre conquistas (1189-1191)” e “Os signos do quotidiano – gestos, marcas e símbolos no Al-Ândalus”.

O telefone 282 440 838 e o endereço de correio eletrónico [email protected] são os contactos do Museu, disponíveis para o esclarecimento e fornecimento de informações adicionais sobre a programação.

Comentários

pub