Miguel Nascimento começa hoje a disputar Mundial de Natação no Dubai

Obter novos recordes pessoais, chegar às meias-finais ou às classificações entre os 16 primeiros. Estes são os objetivos do nadador […]

Obter novos recordes pessoais, chegar às meias-finais ou às classificações entre os 16 primeiros. Estes são os objetivos do nadador portimonense Miguel Nascimento, que hoje começa a disputar, no Dubai, o 4º Campeonato do Mundo de Juniores, onde se regista um recorde de participantes de 903 atletas em representação de 93 países.

Miguel Nascimento (Portinado) é o único rapaz na seleção nacional de natação escolhida para este Mundial e que integra ainda Diana Durães e Paula Oliveira, do FC Porto, Florbela Machado, da Columbófila Cantanhedense, Inês Fernandes, do Sporting, e Joana Silva, do Lousada Séc. XXI.

Miguel, de 18 anos, nascido em Lisboa mas há muito a viver em Portimão, aluno do 11º ano, em entrevista ao Sul Informação, prometeu: «vou fazer sempre o meu máximo». O que virá a seguir logo se vê.

Mas o jovem nadador algarvio não esconde o desejo de alcançar uma medalha. «Não quero falar já de um pódio, porque no Dubai estão os melhores do mundo, mas se a oportunidade surgir não vou virar as costas». «Nunca excluo o pódio, por mais difícil de alcançar que seja o que quero», acrescenta, cheio de determinação.

Esta será a primeira competição mundial em que Miguel Nascimento participa, depois de já ter estado duas vezes nos Europeus de juniores. Os seus principais adversários, admite, «são os americanos. Eles têm, se calhar, a melhor escola de natação do mundo».

Miguel vai disputar as provas de 50 metros mariposa, 100 metros mariposa, 100m costas, 100m crawl e 50m livres (crawl). As suas técnicas preferidas são o crawl, costas e mariposa. Mas confessa não saber o que lhe vai correr bem desta vez: «não sei o que vai sair desta vez. Sempre que treino mais uma técnica, destaca-se outra. Logo se verá».

Miguel Nascimento é atleta da Portinado e considera o clube e a curta piscina de Portimão (25 metros, semi olímpica) como a sua «segunda casa». «Comecei a nadar aos 3 anos e nunca mais saí daqui».

Para a sua evolução como nadador, atualmente o melhor do seu escalão de juniores em Portugal e um dos melhores na Europa, tem sido fundamental o trabalho do treinador Paulo Costa, que, aliás, o acompanha como técnico convidado nesta deslocação ao Mundial de Juniores no Dubai.

«Estou na Portinado desde a sua fundação, em 1989, e o trabalho tem crescido. O Alexandre Agostinho foi o lançar desta escola de velocidade. O Miguel veio confirmar isso mesmo, se ainda houvesse alguma dúvida sobre o nosso trabalho. Temos uma metodologia, uma escola, que nos garante o mais alto nível nos sprinters».

De toda a seleção nacional que a partir de hoje começa a disputar o Mundial do Dubai, Paulo Costa não tem dúvidas em dizer que «o Miguel é o que tem a perspetiva de melhores resultados». Mas salienta que este é o primeiro Campeonato do Mundo em que o jovem nadador portimonense participa, faltando-lhe ainda rodagem. «O Miguel só consegue ambicionar estar entre os melhores do mundo se tiver uma boa rodagem nas grandes competições», garante o treinador.

 

Objetivo: Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

 

«O objetivo do plano de carreira que foi lançado aos pais, na época anterior de 2011, é levá-lo, para já, aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. É o objetivo dele neste ciclo, mas até lá haverá outros objetivos intermédios».

No próximo ano, o plano passa também por «entrar na alta roda dos Absolutos», deixando de competir em juniores, como até agora. Por isso, Paulo Costa anuncia que Miguel Nascimento irá disputar o Europeu de Piscina Curta, em Absolutos, em Dezembro, enquanto no próximo ano irá ao Mundial.

E depois? Depois Miguel Nascimento quer ir estudar para os Estados Unidos da América. «Quero ir para os Estados Unidos fazer o meu futuro, conciliando os treinos com os estudos, desenvolver-me como aluno mas mais como nadador».

Para isso, admite, há que não descurar os estudos em Portugal. Por isso, no último ano letivo, Miguel repetiu algumas disciplinas do 11º ano, para melhorar nota e agora espera saber os resultados desse esforço. «Nos Estados Unidos, pretendo concorrer a uma bolsa, mas para isso tenho que cumprir alguns critérios, seja em termos de escola, seja de resultados desportivos». O seu objetivo é ir para «a melhor Universidade com programa de natação», uma verdadeira escola de campeões mundiais e olímpicos, na Califórnia.

Em termos desportivos, o grande objetivo são as Olimpíadas de 2016, no Rio, mas o treinador Paulo Costa salienta que Miguel poderá «concorrer a vários ciclos olímpicos».

Para alcançar todos estes objetivos, além de uma grande disciplina, espírito de sacrifício e determinação, o Miguel conta com o apoio incondicional dos pais, da família e dos amigos. «Eles incentivam-me e apostam em mim, mas não me deixam desvalorizar os estudos», conta, em entrevista ao Sul Informação.

Paulo Costa fala com imenso orgulho do seu pupilo Miguel. «Tenho que respeitar o fenómeno que é o Miguel, que é um dos melhores atletas de sempre em Portugal. O Miguel tem qualquer coisa que os outros não tinham, no aspeto técnico, no gosto, na paixão, na grande sensibilidade à água. Ele tem uma relação especial com a água e isso não se treina: nasce-se assim!».

Não é sem mágoa que o técnico encara a mais que provável próxima partida do nadador para os Estados Unidos. «Apesar de saber que o consigo levar aos Jogos Olímpicos, para o futuro dele como atleta o melhor é ir para os EUA, para uma universidade de referência, com uma bolsa, uma universidade em que tudo gira à volta das necessidades do atleta, com grande acompanhamento técnico, fisiatras, biomecânica. Esse aspeto é determinante para o futuro dele. Tenho que reconhecer que fico triste por ele partir, até porque não sei se voltarei a ter um atleta igual a ele. Mas penso sempre no que é melhor para o atleta».

 

Portinado, entre as dificuldades e os sucessos

 

A Portinado é um clube que atravessa muitas dificuldades financeiras, mas que se tem afirmado em termos desportivos, a nível nacional e até internacional. Com a sua velhinha piscina de 25 metros, parte dos treinos dos nadadores tem que ser feita em Quarteira, que possui duas pistas de piscina olímpica, de 50 metros. Isso, explica Paulo Costa, implica «despesa e perda de tempo, porque um atelta nunca perde menos de quatro horas e meia num treino que lhe poderia demorar duas horas a duas horas e meia».

É por isso que Miguel Nascimento, quando lhe perguntam que condições gostaria de ter, responde logo que o sonho era ter em Portimão «uma piscina olímpica e um ginásio com melhores condições». É que, quando aos métodos de treino, não hesita em dizer que tem «os melhores». «Arrisco-me a dizer que o Paulo é o melhor treinador de velocistas de Portugal».

«Com outras condições, seria mais fácil», admite o técnico. Para mais porque, mesmo em Portugal, «a maior parte das equipas já conta com uma piscina olímpica nas suas instalações ou próxima, o que não é o nosso caso».

Quanto ao seu trabalho, e apesar de todos os constrangimentos financeiros e de condições de treino com que tem de lutar, Paulo Costa afirma que não se vê «a trabalhar a não ser para o mais alto nível». E mostra-se esperançado na continuação do Portinado, clube que é um dos mais prestigiados do país e o mais destacado em todo o Sul.

«Assim como o Agostinho serviu de impulsionador de jovens, como o Miguel, agora será o Miguel a arrastar outros jovens para aqui», diz Paulo Costa. Os resultados do jovem nadador neste Mundial do Dubai e nas outras provas internacionais que se seguem será um «galvanizador» do interesse de outros potenciais atletas.

No Campeonato do Mundo de Juniores, as eliminatórias realizam-se da parte da manhã a partir das 06h00 (hora portuguesa), enquanto a sessão das meias-finais e finais tem início às 14h00 (hora portuguesa).

Comentários

pub