Albufeira lança segundo livro sobre património ambiental do concelho

“Arbustos de Albufeira” é a mais recente publicação da Câmara local sobre o Património Ambiental, editada em português e inglês, […]

“Arbustos de Albufeira” é a mais recente publicação da Câmara local sobre o Património Ambiental, editada em português e inglês, quatro anos depois da primeira, editada em 2009 sob o título “As Árvores de Albufeira”.

A obra em edição bilingue vai ser apresentada ao público no próximo dia 13 de agosto, às 17h00, na sala polivalente da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira

Trata-se da edição do segundo volume acerca do património ambiental de Albufeira, desta feita dedicado às espécies arbustivas do concelho. Os arbustos são a base do desenho de um jardim, oferecendo inúmeras gamas de cores, cheiros, formas, tamanhos, texturas, existindo uma enorme variedade de espécies possíveis de utilizar.

Com esta publicação, o Município pretende dar a conhecer a riqueza e diversidade das espécies existentes e simultaneamente sensibilizar a comunidade local para a importância de conhecer, valorizar e preservar este património.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal, sublinha que “Albufeira é um dos destinos privilegiados dos portugueses para passar férias pela beleza das suas praias, mas também pela sua qualidade ambiental. Isto deve-se ao enorme esforço e investimento efetuado pela autarquia a nível da limpeza urbana e das áreas balneares do concelho, mas também pela preocupação existente a nível da construção e preservação das zonas verdes, que têm um papel crucial a nível do embelezamento dos espaços, ao mesmo tempo que são um excelente contributo para amenizar o ruído próprio das cidades”.

O autarca refere ainda que “é com imenso orgulho que publicamos esta segunda edição, que é também uma forma de reconhecimento aos serviços municipais que diariamente investem o seu esforço e dedicação em prol da melhoria contínua da qualidade ambiental do concelho”.

Por sua vez, José Sequeira, vereador responsável pelo Ambiente e Espaços Verdes, refere que “o património vegetal assume uma relevância fundamental na qualidade de vida das populações, particularmente a nível ambiental, cultural e social, pelo que é imprescindível proceder à sua preservação garantindo a sua disponibilidade no imediato, bem como às futuras gerações”.

O convite fica feito: dia 13 de agosto, pelas 17h00, vá até à Biblioteca Municipal e fique a conhecer os “Arbustos de Albufeira”, como escolher as espécies mais adequadas ao seu jardim, como e quando plantar, as podas e a sua manutenção.

Comentários

pub