Foi levantada interdição a banhos nas praias do Olival, Galé-Poente e Salgados

A interdição a banhos nas praias do Olival (Lagoa), Salgados e Galé-Poente (Albufeira) foi levantada este sábado ao final da […]

A interdição a banhos nas praias do Olival (Lagoa), Salgados e Galé-Poente (Albufeira) foi levantada este sábado ao final da manhã.

Esta tarde ainda há a possibilidade de se levantar a proibição de ir à água na zona Poente da praia de Armação de Pêra, mas sua a zona Nascente  e a Praia Grande ficarão interditas pelo menos até amanhã, domingo, à espera do resultado de análises feitas esta manhã, revelou o comandante do porto de Albufeira Santos Pereira, em declarações ao Sul Informação.

Cinco praias no litoral dos concelhos de Silves, Albufeira e Lagoa foram interditas a banhos esta sexta-feira devido à possível contaminação das águas causada pela abertura da barra da ribeira de Alcantarilha, que se deu na quinta-feira ao final da tarde, após as chuvadas.

O comandante Santos Pereira avançou ao nosso jornal que espera receber «o resultado de análises feitas ontem em Armação poente pelas 13 ou 14 horas», o que poderá permitir que a praia volte a abrir a banhos. Mas, no caso das praias Armação Nascente e Praia Grande, ambas no concelho de Silves, «só amanhã haverá resultado das análises da água recolhida esta manhã».

Na quinta-feira, na sequência das chuvadas que caíram ao fim da tarde, foi necessário abrir a barra da ribeira de Alcantarilha para escoar a água que já provocava inundações, após as chuvadas do fim do dia.

A Câmara de Silves admitiu que se verificaram inundações em alguns estabelecimentos comerciais, na zona baixa da Vila de Armação de Pêra, área identificada como zona de risco de inundações.

Perante este cenário, o presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, com competência nesta área, «decidiu provocar a abertura da barra da Ribeira de Alcantarilha para o mar, evitando assim que ocorresse uma cheia na zona baixa da Vila, salvaguardando, assim, os comerciantes e residentes».

Recorde-se que, ao longo deste mês de agosto, a acumulação de água no estuário da ribeira de Alcantarilha, junto ao lado leste de Armação de Pêra, levou ao aparecimento de milhões de mosquitos, que afetaram turistas, restaurantes, utentes do parque de campismo e residentes.

A Agência Portuguesa de Ambiente (APA), que tem jurisdição sobre a área, em colaboração com a Câmara de Silves, a Junta de Freguesia de Armação e a ARS, reforçaram o combate aos mosquitos com a aplicação de larvicidas e inseticidas e recorrendo até a uma medida extrema, que não deu grandes resultados: a utilização de um helicóptero Kamov, para agitar as águas.

Comentários

pub