Judoca farense Joana Santos tem o bom hábito de trazer títulos mundiais para casa

Se há bom hábito que um atleta pode criar é o de trazer medalhas para casa, para mais se forem […]

Se há bom hábito que um atleta pode criar é o de trazer medalhas para casa, para mais se forem títulos olímpicos e mundiais. Um hábito que Joana Santos tem vindo a desenvolver.

A judoca farense sagrou-se há poucos dias vice-campeã de judo nos Jogos Surdolímpicos, em Sófia, na Bulgária e foi homenageada pela Câmara de Faro, numa sessão onde se uniram familiares, amigos, colegas e, claro, o executivo camarário farense.

Joana é muito jovem e tudo indica que terá muitos mais sucessos desportivos, para sua alegria, dos que lhe são mais próximos e da comunidade farense, mas isso não a impede de já ter um palmarés invejável.

Este ano, a medalha que trouxe dos surdolímpicos foi de prata, mas há quatro anos, em Taipei, garantiu a medalha de ouro, na categoria 63 quilos. Entretanto, foi campeã mundial na sua categoria.

A atleta algarvia esteve bem perto de renovar o título de campeã surdolímpica, numa competição que foi muito disputada. «Foi bastante difícil! Havia muitos mais países, o grau de dificuldade aumentou muito. Havia pessoas com técnicas que eu não conhecia», revelou ao Sul Informação.

Apesar de não ter conseguido renovar o título de campeã, Joana diz-se «muito orgulhosa» da ida à final e da prestação que conseguiu. «Fui à final com uma atleta da Ucrânia. Estávamos empatadas, eu tive um castigo e ela acabou por ganhar. Mas estou muito orgulhosa de ter conseguido a medalha de prata e, daqui a quatro anos, vou voltar a tentar ganhar o ouro», disse.

Para já, a atleta farense vai de férias. «Agora vou descansar um bocadinho, para depois começar a treinar intensamente. Também não vou parar totalmente. Vou correr um pouco, não quero engordar», disse, a rir.

Na sessão, o presidente da Câmara de Faro Macário Correia frisou os feitos da atleta e o orgulho que o município tem das suas vitórias.

 

Veja mais fotos da homenagem:

Comentários

pub