II Feira de Caça Maior do Concelho de Odemira marcada para S. Teotónio

A 2.ª edição da Feira da Caça Maior do Concelho de Odemira está agendada entre os dias 30 de agosto […]

A 2.ª edição da Feira da Caça Maior do Concelho de Odemira está agendada entre os dias 30 de agosto a 1 de setembro, em S. Teotónio, no recinto da FACECO, numa iniciativa da Câmara Municipal de Odemira, em colaboração com as associações de caçadores do concelho. As entradas são gratuitas.

O certame vai contar com a presença de stands de empresas e associações do setor, exposição de cães de matilha e de troféus, momentos de debate, gastronomia e animação musical.

No âmbito da Feira da Caça Maior, serão realizadas no recinto demonstrações de caça com cães de parar e de falcoaria/cetraria.

Destaque ainda para a prova de S. Huberto no dia 31 de agosto na Herdade da Casa Branca, em S. Teotónio, pelas 9 horas, e para a Corrida de Galgos, que vai ter lugar no recinto da feira no dia 1 de setembro pelas 9 horas.

Para além dos momentos de animação e convívio, a feira vai ser palco para momentos de esclarecimentos e debate, “Legislação da caça maior e sanidade animal” e a “Reintrodução do corço no concelho de Odemira”, com a apresentação do estudo de viabilidade por Carlos Fonseca, investigador do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, são os temas dos colóquios agendados para o dia 31 de agosto, pelas 15.00 horas e pelas 18 horas, respetivamente.

No dia 1 de setembro, pelas 18 horas, o tema em debate é “A atividade cinegética numa perspetiva de desenvolvimento turístico do concelho de Odemira”, com a apresentação de um caso de sucesso, o Sobral da Adiça.

O programa de animação musical contará com as atuações dos grupos Atar e pôr ao Fumeiro”, Canta S. Teotónio, Ceifeiras do Malavado, Grupo Coral de S. Luís e animação musical com Fil Costa, Silvino Campos, Miguel Carreira, Braulios e Eulália Nunes.

Este evento resulta de uma parceria entre o Município de Odemira e a Associação de Caça e Pesca Desportiva de S. Teotónio, Clube de Pesca e Caça das Taliscas, Associação de Caçadores Perdizes Vermelhas, Associação de Caçadores de Luzianes-Gare, Associação de Caça e Pesca Os S. Luizenses, Clube de Caça e Pesca de S. Miguel, Clube de Caça e Pesca do Cavaleiro, Clube de Caçadores da Relva Grande, Clube de Caça e Pesca da Zambujeira do Mar e Clube de Tiro e Caça de Vila Nova de Milfontes.

Esta 2ª edição Feira da Caça Maior visa dar continuidade à promoção de uma atividade com grande dinamismo no concelho de Odemira, que tem extraordinárias condições cinegéticas e é destino de eleição para muitos adeptos da caça.

No território odemirense existem diversas zonas de caça, sendo a caça maior, nomeadamente a caça ao javali, uma das modalidades com maior expressão.

Comentários

pub