Helicóptero Kamov agita águas para ajudar a reduzir mosquitos em Armação de Pêra

Toda a área do estuário da ribeira de Alcantarilha irá ser sobrevoada esta tarde, entre as 14h00 e as 15h00, […]

Toda a área do estuário da ribeira de Alcantarilha irá ser sobrevoada esta tarde, entre as 14h00 e as 15h00, por um helicóptero Kamov, na sequência do reforço das medidas para a redução do número de mosquitos que têm assolado a zona de Armação de Pêra, anunciou a Câmara de Silves.

Segundo a autarquia, «trata-se de um método que, através da combinação dos fortes ventos provocados pela força das pás do aparelho e do, consequente, turbilhão de águas, irá contribuir para a destruição da população de mosquitos adultos e de ovos existentes nesta área».

«Ao contrário de muitos tipos de aeronaves, os helicópteros Kamov possuem um sistema de dois conjuntos de três pás, montados num mesmo eixo, rodando cada um deles em posições opostas, facto que permitirá criar um ambiente de fortes ventos e elevada agitação de águas quando o aparelho sobrevoa a baixa altitude».

A Câmara de Silves acrescenta que «esta e outras medidas, entretanto levadas a efeito no decurso das últimas semanas, serão reforçadas com uma nova desinfestação utilizando inseticida no final desta semana».

Desde o dia 26 de julho, e após a reunião tida entre a CMS, a APA – ARH Algarve e a Autoridade de Saúde do ACES do Barlavento, têm vindo a ser tomadas medidas excecionais para a resolução deste problema, entre as quais o aumento do perímetro das áreas a desinfestar, a frequência dessas desinfestações e a construção de um novo dique na área do Amendoeira Golf Resort.

Comentários

pub