Festival do Marisco de Olhão pisca o olho a espanhóis e a celebridades

Junte-se o marisco local, cujo sabor e qualidade são bem conhecidos dentro e fora de portas, a um jardim à […]

Junte-se o marisco local, cujo sabor e qualidade são bem conhecidos dentro e fora de portas, a um jardim à beira Ria plantado e a conceituados artistas e consegue-se o Festival do Marisco de Olhão.

A 28ª edição do certame gastronómico vai decorrer de 10 a 15 de agosto no Jardim Pescador Olhanense e dará, em 2013, uma atenção especial ao mexilhão.

O evento, que foi apresentado esta sexta-feira numa conferência de imprensa, na Câmara de Olhão, volta a apostar nos mesmos ingredientes, apesar de adicionar alguns condimentos especiais. Além de um stand dedicado ao mexilhão, a piscar o olho aos vizinhos espanhóis, também foi convidada a “tia” Maya, a piscar o olho às celebridades.

A mediática astróloga e produtora de eventos portuguesa volta a associar-se a uma iniciativa em Olhão, depois de ter organizado o último Reveillon nesta cidade. No dia 10, em que o evento é inaugurado, Maya vai estar presente no Festival e, desejavelmente, convencerá muitas celebridades que estão na região de férias a fazer o mesmo.

A presença da conhecida “tia”, como orgulhosamente se apresenta, é apenas mais um argumento ao dispor da organização, para convencer o maior número de pessoas possível a  marcar presença.

O principal é, e sempre foi, o marisco da Ria Formosa. Senão, vejamos: Santolas, lavagantes, camarões, búzios, amêijoas, cataplanas, sapateiras, paellas ou arroz de marisco são algumas das iguarias disponíveis, todas elas capazes de fazer crescer água na boca aos verdadeiros apreciadores por serem, simplesmente, mencionadas (neste caso, lidas).

Outro fator que tem assumido importância crescente é o do cartaz musical. A Câmara de Olhão tem vindo a apostar em força neste campo, de há anos a esta parte, e 2013 não será exceção.

Logo a abrir o festival, no dia 10, contará presença Tony Carreira, cantor romântico português que tem o dom de arrastar multidões onde quer que vá.

Dia 11 de agosto, chega a jovem fadista portuguesa «Carminho», uma das vozes do momento e já uma referência deste estilo musical.

A festa segue, a 12, com aquela que é considerada por muitos a melhor banda de rock portuguesa e, certamente, a com a carreira mais longa e de maior sucesso, os «’Xutos e Pontapés». No dia 13 de agosto, o contigente luso despede-se com o também bem conhecido João Pedro Pais.

Nos dois últimos dias de evento, 14 e 15 de agosto, haverá bandas internacionais em palco, nomeadamente um tributo aos U2 vindo do Reino Unido e os brasileiros «Grupo Reveleção», respetivamente.

Os bilhetes para o certame vão custam 8 euros para os adultos e 3 euros para as crianças dos 7 aos 12 anos. Para crianças até aos 6 anos, desde que acompanhadas por um adulto, a entrada é grátis.

 

Veja as fotos do Festival do Marisco de Olhão de 2012 (de preferência, depois de uma refeição):

Comentários

pub