Festival de Birdwatching regressa a Sagres de 4 a 6 de outubro

O 4º Festival de Birdwatching de Sagres esteve para não se realizar, mas o financiamento que faltava acabou por ser […]

O 4º Festival de Birdwatching de Sagres esteve para não se realizar, mas o financiamento que faltava acabou por ser conseguido. E assim, no fim de semana de 4, 5 e 6 de outubro, os amantes das aves e das atividades na natureza vão rumar à zona mais ocidental de Portugal.

Anabela Santos, da associação Almargem, uma das entidades responsáveis pela organização do Festival, em conjunto com a SPEA e a Câmara Municipal de Vila do Bispo, revelou ao Sul Informação que o financiamento acabou por ser conseguido através do programa PRODER, de apoio ao desenvolvimento rural, e gerido na zona pela Vicentina.

No ano passado, foram cerca de 850 os participantes na terceira edição do festival, tornando-o no maior evento nacional dedicado à observação de aves. Entre os participantes, houve muitos estrangeiros e portugueses de todo o país, graças à divulgação internacional que foi feita, com bastante antecedência.

Só que, desta vez, graças à indefinição que se prolongou sobre a concessão ou não de financiamento, a promoção do Festival começou bem mais tarde. Ainda assim, diz Anabela Santos, «como já temos pessoas que são fiéis do festival», mesmo estrangeiros, a organização espera que os números de participantes se aproximem dos de 2012.

E vai haver novidades na 4ª edição do Festival de Observação de Aves de Sagres. «Teremos mais atividades para as pessoas que não são experts, para os iniciantes. Queremos que as pessoas que só agora estão a iniciar-se na observação de aves e em outros aspetos da natureza tenham também atividades a pensar nelas e não se sintam perdidas e com medo de fazer perguntas perante quem sabe muito de aves», explicou Anabela Santos.

Ou seja, «vamos optar por promover coisas para diferentes patamares de aprendizagem e sabedoria».

Além disso, tal como já aconteceu no ano passado, haverá também «atividades sobre outros temas que não apenas as aves, nomeadamente workshops e saídas de campo sobre outros temas e, em muitos casos, voltados para as famílias». Tudo isto para responder aos interesses de um público cada vez mais diversificado, que vai para lá dos especialistas em observação de aves.

Como tem sido hábito, o Festival de Birdwatching de Sagres voltará a ter como centro de operações a antiga escola primária, no centro da vila, mas haverá atividades espalhadas por vários pontos.

 

Observadores de aves são bom negócio para Sagres

 

Tendo em conta as parcerias estabelecidas com hotéis, restaurantes e lojas de Sagres, para quem o evento é importante como atrativo em plena época baixa, voltará a haver descontos nos alojamentos, restauração e serviços para quem se inscrever no Festival.

E que retorno tem tido o Festival de Birdwatching, nestas suas três primeiras edições? Adelino Soares, presidente da Câmara de Vila do Bispo, disse ao Sul Informação que «o festival se integra na estratégia da autarquia de apostar no turismo de natureza e de tornar o concelho mais atrativo, fora da época alta de verão».

O autarca acrescentou que os indicadores que lhe têm sido fornecidos pelas empresas locais parceiras do Festival têm sido «muito positivos». «Termos aqui mais de 800 pessoas ao longo de um fim de semana prolongado em outubro é importante para a economia local», frisou, acrescentando o «potencial de crescimento» de um evento com estas características.

«No ano passado, tivemos cá mais 800 pessoas, de dez nacionalidades diferentes, que vieram de propósito a Sagres, em outubro, para o Festival das Aves. E trouxemos cá, em conjunto com o Turismo do Algarve, operadores turísticos estrangeiros e jornalistas de toda a Europa, que divulgaram a riqueza natural desta zona», explicou Anabela Santos.

Esta responsável deu mesmo o exemplo de um «operador sueco que, desde há dois anos, vem de propósito a Sagres para o Festival, com um grupo de turistas de natureza». Ou seja, conclui, há um retorno «muito interessante» para a economia local.

Quanto às aves, elas têm também correspondido. No ano passado, em terra e no mar (também há saídas de barco), foram observadas 102 espécies diferentes de aves. É que o Festival ocorre durante a migração outonal de aves para África, estando a zona de Sagres situada num dos mais importantes corredores migratórios de toda a Península Ibérica.

Por isso, é só apontar os binóculos para o céu e ver os abutres, os grifos, as cegonhas-negras, as aves de rapina e tantas, tantas espécies que cruzam os ares e se abrigam na zona, a preparar a longa e difícil travessia do mar até África.

As inscrições para as inúmeras atividades deste 4º Festival de Birdwatching de Sagres vão abrir no dia 1 de setembro, altura em que será também divulgado o programa.

Comentários

pub