Festival Adentro traz «energia e muita alegria» à Cidade Velha de Faro em setembro

O Festival Adentro vai voltar à Cidade Velha de Faro nos dias 6 e 7 de setembro e trazer consigo […]

O Festival Adentro vai voltar à Cidade Velha de Faro nos dias 6 e 7 de setembro e trazer consigo «bandas com muita alegria e energia».

Na terceira edição do evento, a organização apostou em três formações musicais portuguesas (uma algarvia) e uma espanhola, que irão atuar no Largo Afonso III, na Vila-Adentro de Faro.

No dia 6 de setembro, uma sexta-feira, sobem ao palco os espanhóis «The Burnt Old Man» (22h30), que mostrarão a sua interpretação bem original da música tradicional europeia, seguidos de «Trio Alcatifa», uma formação que junta três elementos dos Kumpania Algazarra, que trazem «ritmos e melodias orientais, pinceladas de bailarico», que tocam a partir da meia-noite.

No sábado, a abertura ficará a cargo dos farenses «Fad’Nu», às 22h30 e a festa segue à meia-noite com os «Pás de Probléme», uma «banda ambulante multi-instrumental performativa» portuguesa, que irá interpretar «clássicos klezmer, poesia, standarts de Jazz e soundtracks populares sobre a vida» e foi uma das bandas revelação de 2012.

O modelo, nesta 3ª edição do Festival Adentro, mantém-se o mesmo de outros anos, com destaque para a entrada continuar a ser livre, «graças ao apoio da Câmara de Faro».

Também voltará a realizar-se o Mercado da Traça, que abre às 21h30 nos dois dias, onde se podem encontrar desde produtos em segunda-mão a artesanato, passando por produtos regionais variados e disco de vinil.

Quem quiser, pode fazer uma caricatura, com a assinatura de um dos membros do coletivo Terminal Studios que estarão junto ao Mercado da Traça.

A Câmara de Faro continua a dar apoio, que neste caso é «um apoio considerável» e a empresa Nata Design também vai apoiar o evento, mas caíram alguns patrocínios privados que ajudaram as duas primeiras edições, por «falta de capacidade das empresas». «Além da Câmara e da Nata Design, não há mais apoios», limita-se a dizer, em jeito resignado, Pedro Bartilotti.

«A ideia principal é não deixar morrer o Festival. Este ano, realizamos a festa em condições difíceis, mas conseguimos trazer bandas que espalham muita alegria e energia, quase todas portuguesas, mantendo a qualidade», ilustrou.

Pedro Bartilotti salientou ainda que este Festival é uma forma «de dinamizar esta zona nobre e histórica da cidade, contribuindo igualmente para o aproveitamento da riqueza arquitetónica da Vila Adentro».

Comentários

pub