Festa do Pontal volta hoje ao Calçadão de Quarteira com protestos já prometidos

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho volta a marcar presença na Festa do Pontal, esta sexta-feira, desta vez no Calçadão de […]

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho volta a marcar presença na Festa do Pontal, esta sexta-feira, desta vez no Calçadão de Quarteira, depois da opção bem mais reservada do ano passado, em que o local escolhido para a ação anual de reentre política do PSD foi o salão de festas do Aquashow. Em ano de eleições autárquicas, a família social-democrata volta a apostar no espaço público e ao ar livre.

A festa ainda não começou, mas já é certo que vai ter contestação à porta. A Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) já prometeu estar presente, como esteve no ano passado no Aquashow, para exigir a abolição de portagens na Via do Infante e, de caminho, pedir a demissão do Governo.

Os ativistas anti-portagens prometeram uma vigília «pacífica», a decorrer na praia e calçadão de Quarteira, «pela abolição das portagens e em memória de todas as suas vítimas».

Um protesto que era previsível, até porque a CUVI tem promovido ações de protesto nos locais onde Passos Coelho e Cavaco Silva estão de férias, mas que não foi suficiente para o PSD voltar a abdicar do Calçadão de Quarteira, que tradicionalmente acolhe o evento.

«Este ano, a Festa do Pontal assume especial relevância, tendo em conta a proximidade com as eleições autárquicas. É pois expectável que o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, dê uma tónica de motivação aos militantes, candidatos e simpatizantes do partido tendo em conta o objetivo de vencer o ato eleitoral», considerou o PSD/Algarve, numa nota de imprensa.

«Voltar ao Calçadão de Quarteira é igualmente um sinal que o PSD dá ao País, reafirmando o seu cariz popular e a sua matriz social-democrata», ilustrou o presidente do PSD/Algarve.

A primeira Festa do Pontal teve lugar 1976 em Faro, num pinhal perto da praia de Faro, na zona do Pontal, e nela participou Francisco Sá Carneiro. A iniciativa mudou entretanto de local, tendo sido realizada na baixa da cidade de Faro e em 2006 assentou arraiais na cidade de Quarteira. A festa costuma juntar milhares de militantes e simpatizantes do partido.

Comentários

pub