Festa de Nossa Senhora da Orada volta a Albufeira durante três dias

Albufeira volta a receber a festa em honra de Nossa Senhora da Orada, que homenageia a Santa Padroeira, de 13 […]

Albufeira volta a receber a festa em honra de Nossa Senhora da Orada, que homenageia a Santa Padroeira, de 13 a 15 de agosto.

Durante três dias, as gentes da terra reúnem-se para agradecer e pedir a proteção da Virgem, conhecida por abençoar os pescadores.

Reza a história que os habitantes de Albufeira, outrora vila piscatória, assistiram a vários milagres de Nossa Senhora, testemunhados nos “ex-votos” que se encontram na Ermida da Orada.

As celebrações têm início no dia 13 de agosto, terça-feira, às 21h30, com a Missa na Capela da Orada e Procissão das Velas até ao Porto de Abrigo.

No dia 14, os sinos da Igreja Matriz de Albufeira irão fazer-se ouvir logo pelas 9h00, com o repique festivo. Às 11h00, a Ermida da Nossa Senhora da Orada abrirá as portas a todos aqueles que quiserem ver a exposição de Arte Sacra alusiva ao culto da Nossa Senhora da Orada. Pelas 18h00, terá lugar a Missa Solene da Festa da Assunção de Nossa Senhora, na Ermida da Orada.

Já no final da tarde, às 19h00, os pescadores de Albufeira transportarão a imagem da sua Padroeira na tradicional procissão, que seguirá até ao Cais do Porto de Pesca, onde as embarcações e os homens do mar receberão a bênção de Nossa Senhora para mais um ano de faina.

À noite, pelas 22h00, o Largo da Ermida acolherá o espetáculo de acordeão com o grupo “Folequestra”.

As festividades encerram no dia 15 de agosto, quinta-feira, com a Missa da Assunção de Nossa Senhora na Ermida da Orada, pelas 19h00.

Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal, em parceria com a Fábrica da Igreja Paroquial de Albufeira.

Comentários

pub