Ferragudo: Pedro Salvador e Tiago Melo venceram 8º Campeonato Nacional de Futevólei

A dupla Pedro Salvador/Tiago Melo sagrou-se campeã nacional de futevólei, na final que se disputou ao longo do fim de […]

A dupla Pedro Salvador/Tiago Melo sagrou-se campeã nacional de futevólei, na final que se disputou ao longo do fim de semana na Praia Grande, em Ferragudo, concelho de Lagoa.

Foram 12 as equipas a marcarem presença, os 24 melhores atletas nacionais, todos com a mesma ambição chegar o mais longe possível, ao tão desejado título nacional.

O primeiro dia de prova, sábado, 10 de Agosto, a competição teve o seu arranque ao início da tarde, cerca das 15h00, com a Fase de Grupos, com as equipas distribuídas em 4 grupos distintos, num total de 12 jogos para apurar os primeiros 8 finalistas para a fase seguinte, a Fase Eliminatória.

Relativamente às duplas que garantiram o passaporte para a Fase Eliminatória e consequentemente para os Quartos‐de‐final, sem grandes surpresas os principais favoritos e melhor pontuados no ranking nacional fizeram prevalecer o seu estatuto. Pedro Salvador/Tiago Melo, Nelson Pereira/Miguel Pinheiro, Carlos Batista/Christophe Ebongue (Bonga), Bruno Xavier/Alexandre Oliveira (Xande), Ruben Santos/André Gomes, Filipe Santos/Tiago Sá, Luciano Espíndola (Tuy)/Pedro Sales e Miguel Pita/Carlos Baptista (Calita), com alguma naturalidade e sem grandes sobressaltos, chegaram à 2ª fase da prova, onde estavam em jogo os quatrquatro derradeiros lugares para as Meias‐Finais.

Com os Quartos‐de‐final a terem o seu início já depois das 18h00, quatro jogos bastante interessantes e decisivos nesta fase da prova, em que todos os pormenores são extremamente importantes, mas os primeiros classificados da Fase de Grupos, nada mais nada menos que os cabeças de série de cada grupo, não estavam para facilitar e em apenas dois sets deitaram por terra as aspirações dos seus adversários.

Face aos resultados obtidos, Pedro Salvador/Tiago Melo, Nelson Pereira/Miguel Pinheiro, Carlos Batista/Christophe Ebongue (Bonga) e Bruno Xavier Alexandre Oliveira (Xande) garantiram desde logo um lugar na discussão final do título nacional de 2013 e ao apetecível prize‐money em jogo no valor total de 1.200 euros em prémios monetários.

Para o segundo e decisivo dia de prova, domingo, 11 de Agosto, ficaram reservadas para o início da tarde as Meias‐Finais, com equipas equipas à procura de um lugar na final.

Enquanto no primeiro jogo da tarde, cerca das 15h30, a dupla poveira constituída por Salvador/Tiago Melo, os vicecampeões de 2012, se superiorizou aos albufeirenses Bruno Xavier/Alexandre Oliveira (Xande), com os parciais 18×12 e 18×7, no segundo jogo foi a vez de Carlos Batista/Christophe Ebongue baterem os campeões nacionais em título, Nelson Pereira/Miguel Pinheiro, num jogo intenso e emocionante, apenas resolvido na ‘negra’, com os parciaisde 16×18, 18×7 e 14×16.

Já com a grande final em pano de fundo, havia que encontrar quem iria subir ao último lugar do pódio. Num jogo bem disputado, a dupla Nelson Pereira/Miguel Pinheiro foi mais eficaz e venceu os seus conhecidos Bruno Xavier/Alexandre Oliveira (Xande), com o marcador a fechar em 21×15.

Chegado o grande momento, ficavam no ar várias questões, nomeadamente sobre a capacidade de Pedro Salvador/Tiago Melo recuperarem o título nacional perdido em 2012, ou a oportunidade de Carlos Batista juntar no seu palmarés mais um título, depois dos feitos de 2006 e 2007, ou ainda a possibilidade de Christophe Ebongue (Bonga) chegar finalmente ao título que vem perseguindo há muito.

Num jogo emocionante, com lances e jogadas espetaculares de parte a parte, foram necessários apenas 2 sets para encontrar os grandes vencedores da edição de 2013 da principal prova nacional da modalidade.

Vencendo por 18×13 e 18×15, Pedro Salvador e Tiago Melo tornaram‐se desde logo campeões nacionais, fruto do desempenho que durante os dois dias do evento foram evidenciando perante a concorrência.

Sob a organização da Federação Nacional de Futevólei, o evento teve como principais entidades apoiantes, o Município de Lagoa, Junta de Freguesia de Ferragudo, Gelados Kalise, Benecar, Tsunami, Smart | StarSul e jornal A Bola.

Comentários

pub