Docapesca promove polvo e cavala com aulas de culinária na FATACIL

A Docapesca vai participar na 34ª edição da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, […]

A Docapesca vai participar na 34ª edição da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, que decorre de 16 a 25 de Agosto, através da realização de Aulas de Culinária, promovendo o Polvo e a Cavala vendidos nas lotas do Algarve.

Estas aulas irão decorrer nos dias 16 de Agosto, pelas 20h00, e nos dias 22 e 24 de Agosto, pelas 19h00, no Espaço “aMARaTERRA”, uma iniciativa da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

O Polvo é uma espécie de enorme importância económica e social para a pesca artesanal da região algarvia.

Destaque-se o facto de que no primeiro trimestre de 2013, as vendas de Polvo nas lotas do Algarve aumentaram cerca de 3,3 milhões de euros, passando de 3,650 milhões de euros em 2012, para 6,940 milhões de euros em 2013, no período homólogo, com especial impacto nas lotas de Olhão, Quarteira e Santa Luzia.

A FATACIL é um dos principais certames da região do Algarve, e um dos mais importantes de Portugal, contando com a presença de 600 expositores dos sectores da gastronomia, artesanato e produtos regionais.

É neste contexto que a Docapesca insere a sua participação, em parceria com diversas entidades regionais, como a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, o Grupo de Ação Costeira do Barlavento do Algarve, o Município de Lagoa, o Município de Olhão, as Organizações de Produtores, Associações de Armadores e a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, que irá apresentar formas inovadoras de confecionar estas espécies de pescado de grande relevância para as comunidades piscatórias desta região.

Esta participação enquadra-se no âmbito do projeto CCL – Comprovativo de Compra em Lota, cofinanciado pelo programa PROMAR.

O CCL tem como objetivo contribuir para a valorização qualitativa e quantitativa do pescado e, consequentemente, para a sustentabilidade dos recursos, para o aumento da rentabilidade do sector das Pescas em Portugal e da retribuição dos nossos pescadores.

Comentários

pub