Coleção de tampos de latas de conserva mostra-se na Biblioteca de Silves

A exposição “Tampos de latas de conserva”, da coleção de José Alexandre Pires, pode ser visitada de 2 a 30 […]

A exposição “Tampos de latas de conserva”, da coleção de José Alexandre Pires, pode ser visitada de 2 a 30 de setembro, na Biblioteca Municipal de Silves. A mostra reúne um vasto espólio de latas de conserva provenientes das mais variadas partes do mundo.

Natural de Portimão, José Alexandre Pires teve contacto com o mundo da pesca e da conserva desde muito novo, já que o seu pai era industrial e armador.

Atraído por esta atividade e pelo colecionismo, foi adquirindo latas de conserva ao longo das suas viagens, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Após o curso de Economia especializou-se como técnico de conservas de peixe, tendo colaborado com o Dr. Funestin, diretor do Instituto Científico das Pescas, em Marrocos.

Os seus trabalhos incidiram em estudos efetuados sobre o ciclo da sardinha e outros peixes pelágicos, que muito contribuíram para um conhecimento aprofundado sobre esta matéria.

Dedicou-se, também, ao estudo e ensino das técnicas de conservação, nomeadamente do enlatamento do peixe a cru, quer em Portugal, quer no estrangeiro. É frequentemente convidado para palestras relacionadas com a pesca e as conservas, entre outros temas.

A exposição “Tampos de latas de conserva” poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30, até 13 de setembro. A partir do dia 16 de setembro a Biblioteca Municipal retoma o seu horário de inverno: segundas e sábados, das 14h00 e as 19h30, e de terça a sexta, das 10h00 às 19h30.

Informação adicional poderá ser recolhida junto da Biblioteca Municipal de Silves ou através do telefone 282 442 112 e do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.

Comentários

pub