Circo Matemático chega ao Centro de Ciência Viva de Faro este domingo

O Centro de Ciência Viva do Algarve, em Faro, acolhe amanhã, domingo, o Circo Matemático, iniciativa que prevê, além do […]

O Centro de Ciência Viva do Algarve, em Faro, acolhe amanhã, domingo, o Circo Matemático, iniciativa que prevê, além do espetáculo que lhe empresta o nome, muitas atividades lúdico-pedagógicas e uma palestra.

Este é um evento itinerante, promovido pela Associação Ludus, em parceria com a Ciência Viva, que chega a Faro no âmbito da sua digressão nacional.

O objetivo é «promover a divulgação da matemática junto do público geral nos seus aspetos mais lúdicos».

As atividades começam às 14 horas, no Centro de Ciência Viva (CCV) de Faro, mas o Circo, propriamente dito, começa às 16 horas.

Este é um espetáculo «cujo objectivo é maravilhar, divertir e atrair para a matemática, mediante a realização de actividades lúdicas variadas».

«Vestindo uma farda de características jardineiras cor de laranja a Matemática Recreativa é levada à cena: elaboração de vários números interativos; a interação busking, do estilo de saltimbancos e Workshops, em que se ensaia matemagia, por exemplo, com cartas ou origamis», descreve o CCV do Algarve.

Às 15 horas terá lugar a palestra «A Matemática no dia a dia», pela docente da universidade do algarve Marília Pires

 

Descrição das atividades:

Jogos
Um conjunto de vários jogos matemáticos, como o Hex e Produto. Destinado para todas as idades e cujo objectivo é por as pessoas a jogar e a pensar. Nesta atividade o participante é livre de se sentar e em conjunto com outra pessoa descobrir e desenvolver o jogo de dado jogo.

Busking
Animação directa presencial. Ao estilo de saltimbancos, os artistas do Circo Matemático metem-se com e animam o público, realizando um conjunto de truques, brincadeiras e desafios matemáticos, com cartas, cordas, correntes de porta-chaves, algemas de carnaval, rolhas, tubos e muito mais.

Espetáculo
São apresentados vários jogos interativos e truques de adivinhação, todos eles baseados na matemática e princípios matemáticos. Estes truques são executados com cartas gigantes, cordas, correntes, algemas de carnaval, clips gigantes, entre outros materiais.

Comentários

pub