Câmara Municipal de Lagos e Junta de Freguesia revitalizam Mata Nacional de Barão de S. João

A Câmara de Lagos vai celebrar um Protocolo de Colaboração com a Junta de Freguesia de Barão de S. João […]

A Câmara de Lagos vai celebrar um Protocolo de Colaboração com a Junta de Freguesia de Barão de S. João para a revitalização e valorização da Mata Nacional de Barão de São João e de alguns dos seus equipamentos. A minuta foi conhecida na Reunião de Câmara de 7 de agosto.

A apresentação deste projeto referente ao desenvolvimento da Mata de Barão de S. João e revitalização de outros equipamentos aí localizados deu entrada nos serviços da autarquia, solicitando a cooperação do Município, sobretudo no que diz respeito à cedência gratuita, à junta de freguesia, de dois edifícios.

O primeiro, denominado “Casa do Guarda” (situado na Mata), para instalação e funcionamento de um Centro de Interpretação Ambiental, e o segundo, respeitante ao edifício denominado “A Paragem”, situado na Rua da Praça, (situado em Barão), com vista à instalação do Museu Etnográfico (transferindo-se o espólio e todo o suporte museológico já existente no Centro Cultural de Barão para este edifício).

Foi também solicitado à autarquia apoio técnico, na área do Desporto, para o redimensionamento e reorganização do Circuito de Manutenção existente na Mata, bem como a disponibilidade de um técnico municipal ligado ao desporto, para organizar iniciativas pedestres e/ou no âmbito do desporto informal, de natureza/lazer, com possibilidade de marcações prévias com escolas e associações.

De acordo com a Junta, os grandes objetivos deste projeto são a revitalização, manutenção e recuperação de alguns equipamentos existentes na Mata bem como no Centro Cultural e na Aldeia de Barão, potencializando a socialização e a fixação desta população, e a posterior divulgação do seu potencial turístico-cultural.

Neste âmbito foi aprovada a minuta do Protocolo de Colaboração a celebrar entre o Município de Lagos e a Junta de Freguesia de Barão de S. João, em data a confirmar.

O objeto do protocolo prende-se exatamente com a cedência, a título gratuito, dos dois edifícios já mencionados e a disponibilização de apoio técnico na área do Desporto e na realização de trabalhos artísticos necessários.

Este projeto prevê, igualmente, a execução de uma coleção de monólitos em mármore com gravuras, com esculturas de média dimensão distribuídas pelo percurso pedestre.

Neste âmbito mais cultural está ainda prevista a dinamização de percursos culturais, já existentes, nomeadamente o “Passeio dos Poetas”, com poemas de autoria popular gravados na pedra de xisto e distribuídos ao longo de um determinado percurso da Mata), o “Passeio das Figuras”, da autoria do artista Deodato, com figuras de arte pública distribuídas ao longo de algumas ruas da aldeia de Barão com acesso à Mata e o “Passeio A-Ver-O-Mar”, percurso com vista panorâmica sobre a costa.

Comentários

pub