Calor volta em força a partir de segunda-feira

A partir de segunda, dia 19, um anticiclone localizado sobre França, Península Ibérica e Norte de África e uma massa […]

A partir de segunda, dia 19, um anticiclone localizado sobre França, Península Ibérica e Norte de África e uma massa de ar muito quente e seco, transportado numa corrente de sul, irá influenciar o território do Continente, originando subida significativa da temperatura do ar, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Os valores da temperatura deverão manter-se elevados até ao dia 24, em especial no interior, prevendo-se que nos dias 20 e 21, os valores da temperatura máxima serão, na generalidade do território, superiores a 35 ºC e, no interior do Alentejo deverão, em alguns locais, ultrapassar os 40ºC, acrescenta o IPMA.

Os valores da temperatura mínima serão, também, elevados, superiores a 20ºC em todo o território, ultrapassando mesmo este valor nas regiões do interior.

No entanto, até domingo, as temperaturas no Continente estarão um pouco menos quentes. A passagem de um sistema frontal, em fase de dissipação, pelo noroeste da Península Ibérica, condiciona o estado do tempo no Continente, prevendo-se para sábado, dia 17, céu com períodos de muita nebulosidade até meio da manhã no litoral oeste, com possibilidade de ocorrência de chuvisco e uma pequena descida da temperatura máxima.

No domingo, dia 18, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, neblinas ou nevoeiros matinais no litoral oeste e uma ligeira subida da temperatura.

Até domingo, no litoral oeste, o vento irá soprar em regime de nortada moderada e, por vezes forte, entre Sines e Sagres.

No arquipélago da Madeira, prevê-se descida da temperatura a partir de domingo, dia 18.

Comentários

pub